Olhar Jurídico

Segunda-feira, 06 de maio de 2024

Notícias | Criminal

OPERAÇÃO ARARATH 5

Em 6 horas, Justiça questiona Eder sobre 30 pontos; advogado diz que ex-secretário é 'bode expiatório'

Foto: Danilo Bezerra/ Olhar Direto

Em 6 horas, Justiça questiona Eder sobre 30 pontos; advogado diz que ex-secretário é 'bode expiatório'
Nas mais de seis horas de oitiva à Justiça Federal na data de hoje (7), o ex-secretário de Estado, Eder Moraes, respondeu a pelo menos 30 pontos descritos na denúncia de 203 páginas do Ministério Público Federal. Réu em processo que apura crimes contra o sistema financeiro, na Moraes esclareceu sobre o funcionamento do sistema.

Éder Moraes chega para depor sem algemas e tem três derrotas na Justiça Federal
Eder, denunciado 14 vezes por atuar com falsa instituição financeira será ouvido hoje; pena pode chegar a 62 anos

“Foi uma explicação com precisão técnica. E reafirmou a licitude de suas ações. Ele foi inquirido em pelo menos 30 pontos e ainda restam pelo menos mais uns oito para o segundo dia”, explicou o advogado Paulo Lessa. Ele ainda frisou que seu cliente vem sendo usado como um ‘bode expiatório’, mas não declinou nomes de pessoas que se favoreceram atribuindo crimes e culpa a Eder.

Novamente na tarde desta sexta-feira, 8, a partir das 13h30,o interrogatório do réu será retomado pelo juiz titular da 5ªVara da Justiça Federal, Jeferson Schneider.

A defesa de Eder ressaltou que o delator do esquema o empresário Gércio Mendonça está mentindo. “Existem muitos pontos a clarear. Posso afirmar que ele (Eder) não participou de nenhum esquema ilícito. Questionado sobre o pedido feito à Justiça para que seu cliente tivesse acesso ao processo físico no Centro de Custódia de Cuiabá, Lessa ponderou quanto a essa necessidade. “Existem questões técnicas descritas na denúncia e que carecem de uma argumentação técnica”.

Apesar da negativa da Justiça também quanto ao pedido de reconsideração do desmembramento do processo do ex-secretário Vivaldo Lopes, ele declarou que não há prejuízos. Os dois pedidos foram negados nessa semana pela Justiça.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet