O juiz da Quinta Vara Federal em Mato Grosso, Jeferson Schneider, negou absolver sumáriamente (antes do início do processo) o ex-secretário de Estado de Fazenda, Eder de Moraes Dias e os empresários Marcelo Maluf e Celson Luiz Duarte Bezerra. Os três responderão por lavagem de dinheiro no esquema revelado pela "Operação Ararath". A ação está em segredo de justiça. A decisão foi proferida nesta terça-feira (27).
Leia mais:
Prefeito de MT indenizará erário em R$ 30 mil por aluguel de prédio nunca usado
Os fatos foram levantados pela operação Ararath. O processo tem como foco um possível esquema de lavagem de dinheiro realizado por intermédio da aquisição de imóveis em nome de terceiros.
Os bens em questão eram adquiridos com recursos originários de crimes contra o sistema financeiro.
Marcelo Maluf é um dos sócios da construtora São Benedito.
A Operação Ararath teve por objetivo desbaratar uma organização criminosa que praticava crimes contra o sistema financeiro nacional e lavagem de dinheiro no Estado de Mato Grosso.
O foco da investigação deu-se contra pessoas e empresas que estivessem agindo como instituição financeira sem autorização do Banco Central.
A Operação Ararath ganhou novos capítulos com a delação premiada firmada pelo ex-governador Silval da Cunha Barbosa. Dezenas de políticos foram acusados de participação no esquema criminoso.