Olhar Jurídico

Sexta-feira, 26 de abril de 2024

Notícias | Civil

tragédia recente

MPE abre procedimento para acompanhar políticas públicas contra incêndios no Pantanal

Foto: Rogério Florentino Pereira/Olhar Direto

MPE abre procedimento para acompanhar políticas públicas contra incêndios no Pantanal
O Ministério Público de Mato Grosso (MPE) abriu procedimento em face do Estado para acompanhar a política pública de prevenção e combate aos incêndios florestais no Pantanal. Informação consta em documento assinado pela promotora de Justiça Ana Luiza Peterlini, no dia 15 de fevereiro.

Leia também 
Afastamento de conselheiros do TCE se encerra em fevereiro com possibilidade de recondução

 
Segundo Peterlini, procedimento foi aberto “considerando a necessidade de acompanhar a problemática das Queimadas e Incêndios Florestais no Pantanal com vistas a identificar as causas da recente tragédia que atingiu grande parte desse importante bioma”.
 
O objetivo é subsidiar a atuação ministerial com “a promoção das medidas necessárias para evitar os mesmos danos nos próximos anos”. O MPE foi provocado sobre o tema pelas instituições Associação de Mulheres Protetoras dos Animais Rejeitados e Abandonados (Ampara) e Agência de Notícias de Direitos dos Animais.
 
“Conste como requerido o Estado de Mato Grosso e como objeto acompanhamento de política pública de prevenção e combate aos incêndios florestais no Pantanal Mato-grossense”, esclareceu Peterlini.
 
Foram enviados ofícios à Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema) e também ao Corpo de Bombeiros Militar, responsável pelas Unidades Bombeiros Militares do Estado.
 
A Secretaria de Estado de Meio Ambiente também deve prestar informações sobre as ações que estão sendo adotadas para prevenir, no ano de 2021, a ocorrência de incêndios e queimadas no Pantanal, devendo ser encaminhada cópia do Plano de Prevenção e Combate aos incêndios no Pantanal.
 
Prazo estabelecido para respostas é de 10 dias.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet