Olhar Jurídico

Sábado, 04 de maio de 2024

Notícias | Cursos e Concursos

Curso Ordem em EAD do TJMT é referência nacional

Elaborado e adotado pelo Tribunal de Justiça de Mato Grosso, o curso Ordem em Ensino à Distância foi escolhido como caso de sucesso a ser apresentado no IV Encontro Nacional das Escolas de Servidores e Gestores de Pessoas do Poder Judiciário, a ser realizado entre os dias 12 e 14 de setembro pela Escola de Administração Judiciária (ESAJ), do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro.

Ordem em EAD atende a Meta 5, do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e tem o objetivo de capacitar os servidores lotados nas secretarias de 1ª Instância, transmitindo o conhecimento necessário para habilitá-los na implantação ou realinhamento da metodologia de Gerenciamento de Rotinas e Gestão de Processos de Trabalho nas unidades judiciárias. A carga horária do curso é de 12 horas e o servidor tem prazo de 20 dias para concluir os estudos.

Gestor de Ensino à Distância, Ruy Carlos Castrillon da Fonseca explica que Ordem em EAD faz parte do curso Rotinas de Secretaria. Antes, toda a capacitação era realizada nas comarcas do interior em cinco dias. Com a mudança de ensinamento, a qualificação passou a ser híbrida, com uma parte presencial e a outra a distância. Atualmente, os servidores da comarca que será atendida pelo curso iniciam o Ordem em EAD 20 dias antes da equipe de treinamento presencial chegar. A medida possibilita que os participantes sanem as dúvidas com o grupo de professores que permanecem três dias na comarca.

Conforme o gestor, o Ordem em EAD é baseado no curso Ordem criado pelos magistrados mato-grossenses Jeverson Luiz Quinteiro, Luis Aparecido Bertolucci Júnior e Hildebrando da Costa Marques. Posteriormente transformado em curso pela servidora Heloisa Helena Soares Siqueira, da comarca de Diamantino.

Hoje, o Poder Judiciário de Mato Grosso conta com 1.100 servidores na Segunda Instância e 3.900 na Primeira Instância. Diante do número superior de funcionários, o foco do Ordem EAD é capacitar os servidores da Primeira Instância. Ruy lembra ainda que, no Estado, 11% das comarcas estão cerca de 200 quilômetros distantes da Capital, 28% a 500 quilômetros e 18% a 800 quilômetros. Como as distâncias são longas, o curso EAD é uma forma de qualificar com economia e sem prejuízos ao ensino.

Desde a implantação, Ordem em EAD concluiu sete turmas em sete comarcas, com capacitação de 160 servidores de 15 secretarias. Em andamento, existem três turmas que abrangem 43 servidores de cinco comarcas.

Encontro – O IV Encontro Nacional de Escolas de Servidores e Gestores de Pessoas do Poder Judiciário será realizado no Rio de Janeiro, de 12 a 14 de setembro de 2012. O evento é organizado pela Escola de Administração Judiciária (ESAJ), do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro. Será realizado em Copacabana, no Hotel Windsor Plaza, com representantes da Justiça Estadual de todo o país.

A programação inclui palestras sobre gestão de pessoas, educação à distância, ética e meio ambiente, além de casos de sucessos apresentados pelos participantes. No último dia será realizada uma visita à ESAJ, instalada em um prédio histórico, onde funcionou a Corte de Apelação do antigo Distrito Federal e o extinto Tribunal de Alçada Criminal do Estado do Rio de Janeiro. Nessa oportunidade, os participantes poderão assistir a uma Visita Teatralizada promovida pelo Centro Cultural do Poder Judiciário do Estado do Rio de Janeiro, que também funciona no local.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
Sitevip Internet