Olhar Jurídico

Sábado, 18 de maio de 2024

Notícias | Geral

Presidente do TJ vai reestruturar competência de comarcas

Em reunião com os juízes da Comarca de Diamantino, o presidente do Tribunal de Justiça de Mato Grosso, Orlando Perri, anunciou que vai fazer uma reestruturação da competência das comarcas do Estado, incluindo Diamantino, comarca de Terceira Entrância que possui um estoque de 15.600 processos.


A Comarca de Diamantino conta atualmente com quatro Varas Cíveis, uma Vara Criminal, uma Vara Especializada da Infância e Juventude, além de um Juizado Especial Cível e Criminal. Três magistrados estão respondendo pela comarca.

Perri ressaltou ainda que estuda uma forma de melhorar a qualidade dos serviços de informática, uma das principais reclamações dos servidores e magistrados que trabalham no interior do Estado. O presidente do TJ anunciou também que serão realizadas pequenas reformas em alguns prédios do Poder Judiciário, além de parcerias com universidades para a contratação de estagiários.

O presidente iniciou na segunda-feira (9 de dezembro) uma série de visitas às comarcas do interior do Estado, sendo que em duas delas, Tangará da Serra e Diamantino, participou de audiências públicas para debater com servidores, magistrados e a população o Planejamento Estratégico do Poder Judiciário para os próximos cinco anos (2015/2019).

A visita de Perri busca conhecer in loco as dificuldades de cada comarca e as melhorias desejadas por servidores e magistrados e que podem ser inseridas no planejamento estratégico. Na prática, o momento representa um debate sobre o que pode melhorar na Justiça Estadual.

Amanhã (11 de novembro) o presidente vai para Primavera do Leste onde participa de uma reunião com os juízes da comarca. No mesmo dia ele viaja para Barra do Garças. No dia 12, às 10 horas, ele terá um encontro com os magistrados e a tarde segue para Rondonópolis, onde às 16 horas Perri se reunirá com os juízes da comarca.


Planejamento - O Planejamento Estratégico do Poder Judiciário foi instituído pelo Conselho Nacional da Justiça (CNJ), por meio da Resolução n.º 70, de 18/3/2009. Na oportunidade, o CNJ divulgou as diretrizes de alinhamento para nortear o processo de elaboração do Planejamento Estratégico de cada ente da Justiça.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet