Olhar Jurídico

Terça-feira, 18 de junho de 2024

Notícias | Eleitoral

ELEIÇÕES 2024

Após trapalhada em sistema, juiz determina filiação do prefeito de Cáceres ao PL

Foto: Reprodução

Após trapalhada em sistema, juiz determina filiação do prefeito de Cáceres ao PL
O juiz José Eduardo Mariano, da 6ª Zona Eleitoral, determinou o lançamento da filiação do prefeito de Cáceres Francis Maris Cruz ao Partido Liberal (PL), após uma trapalhada feita no ato de registro da sua pré-candidatura. Na decisão desta sexta-feira (17), o magistrado ainda ordenou que a Serventia Eleitoral cancele a relação dele junto ao PSDB.


Leia mais: PL erra e esquece de registrar filiação de Francis Maris na Justiça Eleitoral

Uma confusão feita no ato de registro de filiação do pré-candidato a prefeito de Cáceres, Francis Maris, ao Partido Liberal (PL), o colocou como membro do PSDB, seu antigo partido.

No entanto, na prática, o ex-gestor já havia assinado a carta de filiação à nova legenda há quase dois meses, mais precisamente em 11 de março. O magistrado, então, determinou que o sistema faça a conexão de Maris ao PL nesta data.

O advogado de defesa, em comunicado, admitiu falha da legenda no ato de fazer o registro e esclareceu que a celeuma foi resultado de "uma falha administrativa por parte do setor responsável do partido, que não inseriu a nova filiação no sistema FILIA da Justiça Eleitoral em tempo hábil".

Após a trapalhada, defesa de Maris ingressou com pedido de providências junto ao juízo da 6ª Zona Eleitoral, com farta prova documental da sua filiação ao PL em 11 de março.

“Portanto, nos próximos dias a situação estará definitivamente resolvida, não havendo absolutamente nenhum risco à filiação ou elegibilidade do pré-candidato Francis Maris Cruz”, afirmou o advogado no dia 7 de maio.

Ante o exposto, o juiz reconheceu a filiação pela própria sigla e, sem verificar indícios de fraude, deferiu o requerimento para determinar o lançamento de Maris ao PL de Cáceres, na data retroativa de 11 de março, via sistema FILIA, além de mandar incluir seu nome nos registros oficiais do partido.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet