Olhar Jurídico

Segunda-feira, 29 de abril de 2024

Notícias | Constitucional

AUXILIAR DO JUDICIÁRIO

Aprovada na CCJ admissibilidade da PEC que desvincula peritos criminais das polícias

Foto: Reprodução

Das 27 unidades da federação, 18 já têm perícia independente

Das 27 unidades da federação, 18 já têm perícia independente

O primeiro passo concreto para a desvinculação dos peritos criminais das forças policiais foi dado nesta quarta-feira (21.8) quando a Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ) da Câmara Federal aprovou a admissibilidade da Proposta de Emenda à Constituição (PEC 325/09) que torna a perícia criminal como órgão independente.

A proposta, de autoria do deputado federal Valtenir Pereira (PSB-MT), determina que o cargo de perito seja desempenhado por servidor público concursado e que sua função seja reconhecida como típica de estado.

Leia mais:
Proposta em tramitação na Câmara pode dar autonomia funcional aos peritos criminais
Governo de MT pede ao STF audiência para questionar responsáveis por perícia

“Com essa proposta os peritos criminais deverão atuar como auxiliares dos juízes fornecendo elementos técnicos que subsidiam a prova. E a prova é o elemento técnico para o juiz decidir pela punição ou absolvição de um acusado”, argumenta.

A CCJ definiu que a PEC é constitucional, pois preenche os requisitos da constitucionalidade, da judicialidade e da técnica legislativa. O mérito será analisado em uma comissão especial.

“Queremos que a perícia tenha autonomia científica, científica, seja um órgão que defina sua política de atendimento às necessidades da justiça”, destaca.

De 27 unidades da federação, 18 já tem a perícia técnica com sua própria estrutura, desvinculada da Polícia Civil, como a Politec em Mato Grosso.

Durante a mesma sessão foi aprovada a PEC 499/10, que tramita em conjunto e inclui a perícia oficial criminal como órgão da segurança pública.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet