Imprimir

Notícias / Constitucional

Aprovada na CCJ admissibilidade da PEC que desvincula peritos criminais das polícias

De Brasília – Vinícius Tavares

O primeiro passo concreto para a desvinculação dos peritos criminais das forças policiais foi dado nesta quarta-feira (21.8) quando a Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ) da Câmara Federal aprovou a admissibilidade da Proposta de Emenda à Constituição (PEC 325/09) que torna a perícia criminal como órgão independente.

A proposta, de autoria do deputado federal Valtenir Pereira (PSB-MT), determina que o cargo de perito seja desempenhado por servidor público concursado e que sua função seja reconhecida como típica de estado.

Leia mais:
Proposta em tramitação na Câmara pode dar autonomia funcional aos peritos criminais
Governo de MT pede ao STF audiência para questionar responsáveis por perícia

“Com essa proposta os peritos criminais deverão atuar como auxiliares dos juízes fornecendo elementos técnicos que subsidiam a prova. E a prova é o elemento técnico para o juiz decidir pela punição ou absolvição de um acusado”, argumenta.

A CCJ definiu que a PEC é constitucional, pois preenche os requisitos da constitucionalidade, da judicialidade e da técnica legislativa. O mérito será analisado em uma comissão especial.

“Queremos que a perícia tenha autonomia científica, científica, seja um órgão que defina sua política de atendimento às necessidades da justiça”, destaca.

De 27 unidades da federação, 18 já tem a perícia técnica com sua própria estrutura, desvinculada da Polícia Civil, como a Politec em Mato Grosso.

Durante a mesma sessão foi aprovada a PEC 499/10, que tramita em conjunto e inclui a perícia oficial criminal como órgão da segurança pública.
Imprimir