Olhar Jurídico

Sábado, 01 de junho de 2024

Notícias | Civil

AÇÃO NA JUSTIÇA

MPE firma acordo com VG para anular ou restituir pagamentos já feitos do IPTU 2023

Foto: Prefeitura de Várzea Grande

MPE firma acordo com VG para anular ou restituir pagamentos já feitos do IPTU 2023
O Ministério Público Estadual (MPE) firmou acordo com a Prefeitura de Várzea Grande nesta terça-feira (8) para anular o valor cobrado nos carnês do IPTU de 2023, calculado com base na Lei Municipal nº 5.037/2022, alvo de ação promovida pelo MPE. Aqueles que já pagaram o tributo terão duas opções: em caso de valor atualizado ser maior que anterior, terá que pagar a diferença, ou então terá o valor abatido no IPTU 2024.


Leia mais 
Ministério Público tenta derrubar lei que aumenta o IPTU em Várzea Grande

 
Com o acordo firmado, foi estabelecido que nos anos de 2023/2024 o IPTU será cobrado com base na legislação anterior à Lei Municipal nº 5.037, que é questionada em Ação Direta de Inconstitucionalidade. 

Caso os cidadãos já tenham quitado o imposto, com base nos boletos emitidos antes do acordo, o valor será compensado de duas formas. Se o novo preço for maior que o que já foi pago, a diferença deverá ser quitada. Porém, caso o montante pago seja superior ao valor do tributo, o que excedeu será creditado para abatimento no IPTU 2024, ou poderá ser restituído caso o cidadão faça o requerimento. 

O Município de Várzea Grande ficou dispensado de reemitir carnês para o domicílio dos contribuintes e se comprometeu a disponibilizar nos postos de atendimentos a emissão de boletos para os que não tiverem acesso à internet ou assim optarem. 

O documento foi assinado pelo procurador-geral de Justiça Deosdete Curz, pelo prefeito Kalil Baracat e pelo procurador-geral de Várzea Grande, Jomas Fulgencio de Lima.

A Lei Municipal nº 5.037, de 30 de dezembro de 2022, de Várzea Grande, trata sobre a atualização da Planta Genérica de Valores do Município. Ela foi questionada pelo Procurador-geral de Justiça, Deosdete Cruz Júnior, na ação.

Com o acordo, alguns pontos da lei tiveram que ser alterados, como por exemplo os incisos I e II do artigo 1º, que agora definem que o pagamento com desconto de 20% pode ser feito até o dia 21 de julho de 2023. 
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet