Olhar Jurídico

Domingo, 28 de abril de 2024

Notícias | Criminal

SANGUESSUGA

MPF pede ao Supremo aceitação de denúncia contra Nilson Leitão

Foto: Reprodução

MPF pede ao Supremo aceitação de denúncia contra Nilson Leitão
Após ter reconhecido a prescrição de dois crimes em ação penal contra o deputado federal Nilson Leitão (PSDB-MT) decorrente da operação Sanguessuga, o Ministério Público Federal (MPF) pediu que o Supremo Tribunal Federal (STF) aceite denúncia contra o parlamentar para que ele se torne réu novamente. Isso porque a ministra Rosa Weber, do STF, reautuou a ação penal como inquérito no final de janeiro, conforme noticiado em primeira mão pelo Olhar Jurídico. A petição formulada pelo MPF foi apresentada nesta segunda-feira (11).

A ministra determinou a reautuação da ação penal como inquérito porque o suposto crime de apropriação ou desvio de bens ou rendas públicas não está prescrito. Prescreveram os supostos crimes de fraude em licitações e quadrilha -- as penas máximas previstas para ambos são de quatro e três anos de reclusão, respectivamente. Assim, esses crimes estão sujeitos ao prazo prescricional máximo de oito anos. E, de acordo com a ministra, as licitações fraudadas teriam ocorrido em 10 de abril de 2001. Atual líder da minoria (oposição) na Câmara, Leitão foi prefeito de Sinop (500 km de Cuiabá). A operação Sanguessuga foi deflagrada pela Polícia Federal em 2006. 

O MPF já havia ratificado a denúncia em relação à apropriação ou desvio de bens ou rendas públicas. Anteriormente, a denúncia sobre esse suposto crime não teria sido apreciada judicialmente porque teria sido apresentada ao Tribunal Regional Federal da 1ª Região, mas, antes da deliberação, o inquérito foi encaminhado à Justiça Federal, onde houve apresentação de uma denúncia substitutiva que abordou os crimes de fraude em licitações e quadrilha e que foi aceita em 2009.

“O crime restaria caracterizado pela aquisição, por meio das licitações 24, 25 e 26/ 2001, de bens por valores significativamente superiores aos de mercado, o que representaria ‘desvio de rendas públicas em direito alheio’”, escreveu Weber, no final de janeiro.

Ministro do Supremo arquiva inquérito contra Nilson Leitão por prescrição de suposto crime

Para o MPF, o deputado, quando prefeito, teria fraudado licitações para aquisição de um ônibus e de uma van, além de equipamentos odontológicos. Os veículos serviriam como unidades móveis de saúde. E as fraudes beneficiariam o grupo Planan, pertencente a Luiz Antônio Trevisan Vedoin e Darci Vedoin. A reportagem não conseguiu contato hoje com o parlamentar. Ele sempre negou as acusações. “Denúncias acontecem e devem ser investigadas. Mas, em todas as ações julgadas até agora contra mim, tive resultado favorável”, declarou Leitão recentemente. Ele já se manifestou no inquérito em questão.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet