Olhar Jurídico

Sábado, 27 de abril de 2024

Notícias | Criminal

Esquema no interior

Cartórios queimam e extraviam documentos para impedir investigação da Corregedoria

Foto: Reprodução.

Cartórios queimam e extraviam documentos para impedir investigação da Corregedoria
Investigação da Corregedoria-Geral de Justiça de Mato Grosso que apurava indícios de fraudes e negociatas no registro de matrículas de áreas rurais em Mato Grosso esbarrou nas “artimanhas” de cartórios instalados no interior do Estado, que participaram do esquema e sumiram com documentos para atrapalhar a investigação.

Defunto "participou" de transações de compra e venda
Corregedoria pede inquérito policial para apurar fraude em cartórios

O caso é referente a uma área de 75.247 hectares em Paranatinga (320 km de Cuiabá) requerida por um suposto proprietário, que, ao tentar regularizá-la, descobriu que ela havia sido desmembrada e já estava em posse de outras pessoas, que teriam se utilizado de um esquema fraudulento nos cartórios para regularizar os documentos falsos.

Quando a Corregedoria-Geral de Justiça de Mato Grosso começou a apurar nos cartórios, os documentos que comprovariam as irregularidades começaram a “sumir”. No cartório de Santo Afonso (280 km de Cuiabá) a inspeção determinada pela Corregedoria chegou a levar algumas cópias da papelada. Quando houve cobrança de uma remessa de documentos, o pedido não foi atendido e ao subscritor se deslocar até o local, foi constatado restos de documentos sendo queimados.

Foi instaurado um inquérito policial e o cartório perdeu a delegação, que era mantida em caráter de interinidade. Detalhe é que a transação em questão era referente a uma área localizada em Paranatinga, mas a transação foi feita no cartório de Santo Afonso, município que é termo da comarca de Arenápolis (242 km de Cuiabá).

Em uma transação feita no cartório do Distrito de Engenho Velho, da comarca de Santo Antônio de Leverger, a Corregedoria constatou que havia sido literalmente arrancada a página que continha o registro de uma venda feita em nome de Antônio Colusso, que seria representante da empresa Olerol. A venda foi em 1996, mas Colusso faleceu em 1989.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet