Olhar Jurídico

Domingo, 05 de maio de 2024

Notícias | Eleitoral

MCCE, MP, servidores e juízes rendem homenagens a Rui Ramos e Gerson Paes

Com um plenário lotado na manhã desta quinta-feira, 11 de abril de 2013, o presidente do Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso, desembargador Rui Ramos Ribeiro, e o vice-presidente, desembargador Gerson Ferreira Paes, receberam homenagens de servidores, advogados, juízes eleitorais, Ministério Público Eleitoral e do Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral (MCCE), por ocasião de sua última sessão plenária antes do término do biênio, que se encerra nesta sexta-feira (12). Em todas as manifestações destacaram-se as menções à probidade, honradez, eficiência, capacidade de liderança e compromisso com o serviço público que caracterizaram a gestão do desembargador Rui Ramos Ribeiro frente à Presidência do TRE-MT.

No início da sessão, após ler um breve relato das realizações de sua gestão, o desembargador Rui Ramos agradeceu aos servidores efetivos, comissionados, terceirizados e estagiários, a parceria e o empenho na realização das tarefas diárias. E concluiu que o árduo trabalho foi realizado com alegria por todos. “Podemos olhar nos olhos dos servidores e da sociedade com a mesma satisfação quando começamos o trabalho. Levo uma bagagem enorme, fruto do aprendizado na convivência diária com vocês”.


Juiz ressalta o resgate da imagem após crise institucional

O juiz membro Sebastião de Arruda Almeida relembrou a crise institucional que afetou o Tribunal em 2010 (com o afastamento do então presidente), e o trabalho de resgate da imagem da instituição desenvolvido pelo desembargador Rui Ramos Ribeiro, que assumiu interinamente a presidência em julho daquele ano. “O desembargador Rui Ramos reafirmou o compromisso com a magistratura e com o cidadão, assumiu as rédeas dos trabalhos administrativos e conduziu a reconstrução da credibilidade da Justiça Eleitoral”. Sebastião de Arruda também elogiou a qualidade dos votos do desembargador Gerson Ferreira Paes e seu perfil de líder ponderado, discreto e equilibrado. “Um verdadeiro maestro das atividades administravas e judiciais, cuja tônica foi mais de orientar do que de punir”.

O juiz federal Pedro Francisco da Silva destacou o legado deixado pelos desembargadores Gerson Ferreira e Rui Ramos, tanto no que diz respeito ao combate à corrupção eleitoral quanto na área administrativa. “Os avanços registrados nesta gestão nos deixam ainda mais comprometidos, pois temos uma grande responsabilidade de cuidar do valioso patrimônio deixado por vossas excelências. Vocês fizeram o melhor.”


Deixam a instituição maior do que quando entraram, diz Ministério Público

O Procurador Regional Eleitoral, Marcelus Barbosa, ressaltou o combate à corrupção eleitoral neste biênio, e comparou o momento de entrada e saída dos desembargadores nos seus respectivos cargos. “Saem engrandecidos e deixam uma instituição melhor e maior do que quando entraram”.

O juiz membro José Luiz Blaszak, que integra o Pleno em vaga destinada à representatividade da Ordem dos Advogados do Brasil, observou a capacidade de liderança dos desembargadores e disse aguardar uma futura posse do desembargador Rui Ramos Ribeiro na presidência do Poder Judiciário Estadual. “Veremos o senhor na presidência do Tribunal de Justiça, com toda esta bagagem adquirida aqui no TRE. O senhor deixou um grande exemplo de como se administra um Tribunal, com competência, honestidade, ponderação, pleno respeito aos demais membros e liberdade de expressão”.

As palavras dos demais membros foram endossadas pelos juízes Samuel Franco Dalia Júnior, também da classe jurista, e Francisco Alexandre Ferreira Mendes Neto (juiz de Direito).

Quebrando o protocolo, o presidente da Comissão de Direito Eleitoral da Ordem dos Advogados do Brasil, Sílvio Queiroz Teles, também se manifestou durante a sessão plenária, para destacar o compromisso dos desembargadores Rui Ramos e Gerson Paes com o serviço público. “Escolheram ser o que sempre foram: servidores públicos servindo a sociedade. Nunca o TRE teve tanta eficiência em tão pouco tempo, fruto de uma liderança atuante”.


“Rui foi para a periferia conversar com a população”, destaca o MCCE

O advogado do Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral (MCCE), Vilson Nery, acompanhado do coordenador Antônio Cavalcante Filho, o Ceará, também compareceu à sessão plenária para prestar homenagem ao desembargador Rui Ramos Ribeiro. “Rui Ramos foi às ruas falar a estudantes, a lideranças de bairros, falar sobre a importância do voto limpo. Os locais escolhidos foram os mais distantes, os bairros mais pobres, locais onde a qualidade do voto estava relacionada à qualidade de vida, como o Pedra 90 e o 1º de Março. Rui Ramos foi, sem nenhum aparato de segurança, a bairros considerados violentos, porque queria conversar com a população”, disse Vilson Nery, ao lembrar as palestras realizadas nos bairros de Cuiabá pelo Voto Limpo.

Em nome dos servidores da Justiça Eleitoral, o diretor geral, Mauro Diogo, agradeceu as lições de moralidade e efetivo zelo com a coisa pública, legado dos líderes que deixam o TRE nesta sexta-feira. Em seguida, os desembargadores descerraram a foto do desembargador Rui Ramos Ribeiro na galeria de ex-presidentes do Tribunal.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
Sitevip Internet