Olhar Jurídico

Sábado, 27 de abril de 2024

Notícias | Constitucional

fim de jogo

"Se a PEC passar, temos que fechar as portas do Gaeco", diz Prado

Foto: Reprodução

Caso o Proposta de Emenda Constitucional número 37 (PEC 37) seja aprova no Congresso Nacional, que tira dos Ministérios Públicos o poder de investigação, o Grupo Especializado de Combate ao Crime Organizado (GAECO) terá que fechar as portas e os prejuízos para população serão inimagináveis. A avaliação é do procurador-geral do Ministério Público do Estado, Paulo Prado.

“Se a PEC 37 passar, temos que fechar as portas do Gaeco. Todo investimento que foi feito, depois da compra de toda a aparelhagem, todo treinamento, todos os cursos, nós vamos ter que fechar as portas. Dizer para a população que o Gaeco vai ficar inativo, quando na realidade queremos é realizar grandes operações, continuar enfrentando o crime organizado, continuar enfrentando essas pessoas que estão dilapidando o patrimônio público mato-grossense, esses grupos de pessoas que cresceram da noite pro dia que ninguém sabe de onde vieram, pra onde vão, e como conseguiram chegar onde chegaram”, disse.

Aprovação da “PEC da Impunidade” ameaça existência do Gaeco
Ministério Público tenta mobilizar imprensa em campanha contra PEC

Segundo Prado, se o Ministério Público não tivesse atuado, investigado, não haveriam denúncias como as contra o presidente da Assembleia Legislativa, José Riva (PSD), e João Arcanjo Ribeiro não teria sido preso.

“O Ministério Público demorou anos para conseguir atuar em conjunto com as polícias, agora que conseguiu, vem esse PEC da impunidade causar toda essa celeuma novamente. Se a PEC 37 for aprovada, vamos ter que cruzar os braços fechar os Gaeco e doar, entregar, ou fazer um leilão para nos livrar de toda aquela aparelhagem”, avalia.

De acordo com o procurador, os prejuízos são inimagináveis, tanto na parte financeira quanto na social. “São financeiros porque foram investidos em cursos, treinamentos, equipamentos. Social, porque uma das principais ferramentas atuais de combate de desarticulação do crime organizado terá fim”, finalizou.


Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet