Olhar Jurídico

Sábado, 27 de abril de 2024

Notícias | Cursos e Concursos

Prova para agentes voluntários será neste domingo

Está marcada para o dia 27 de janeiro (domingo), a partir das 8h, a prova do Processo Seletivo para Agentes Voluntários da Infância e Juventude da Comarca de Várzea Grande, que será realizada na Escola Estadual Fernando Leite de Campos, localizada na Avenida Alzira Santana, nº 347, Centro. A prova objetiva e discursiva, de caráter eliminatório e classificatório, é a segunda etapa da seleção e tem por objetivo avaliar o conhecimento dos candidatos em matérias afetas aos direitos e proteção das crianças e adolescentes, bem como acerca da atuação do Núcleo dos Agentes da Infância e da Juventude daquela comarca.

Os candidatos deverão comparecer ao local de prova com 30 minutos de antecedência, portando documento de identificação original com foto e comprovante de inscrição. Somente poderá ser utilizada caneta esferográfica transparente de cor azul ou preta.

A terceira etapa consiste na avaliação psicossocial, tem caráter eliminatório e também o objetivo de avaliar a aptidão do candidato para a função. Essa etapa, que consiste na realização de um estudo psicossocial e também de uma entrevista, está agendada para o dia 3 de fevereiro, das 8h às 12h, no edifício do Fórum da Comarca de Várzea Grande. Os candidatos deverão chegar com meia hora de antecedência.

Já a quarta etapa consiste no treinamento do candidato, com atividades teóricas e de campo, envolvendo questões relacionadas à infância e juventude. Essa última etapa também é de caráter eliminatório e classificatório.

A primeira etapa consistiu no requerimento à vaga mediante a efetivação da inscrição, com apresentação dos documentos e condições previstas no Edital nº 1/2012 (leia aqui). De caráter eliminatório, essa primeira etapa foi divulgada na última terça-feira (22 de janeiro). Clique aqui e confira os nomes dos candidatos que tiveram as inscrições deferidas.

A seleção destina-se ao preenchimento imediato de 50 vagas de agentes voluntários, sendo 25 voltadas para homens e outras 25 para mulheres. Os agentes voluntários serão designados, a título gratuito, pelo prazo de dois anos, renovando uma única vez por igual período, a critério do magistrado. A duração normal do trabalho não excederá a quatro horas diárias, devendo o agente elaborar relatório mensal de suas atividades ao Juízo da Vara da Infância e Juventude. Terão preferência para exercer a função os diplomados em Serviço Social, Psicologia e Bacharel em Direito

Dentre as funções dos agentes voluntários da infância e juventude estão a realização das fiscalizações diurnas e noturnas nos locais onde há freqüência e participação de crianças e adolescentes, verificando o cumprimento das normas protetivas; o cumprimento das determinações dos juízes; o procedimento à condução e entrega da criança e adolescente aos pais ou responsável legal, ou ainda seu encaminhamento ao órgão responsável; o lavramento do auto de infração; a expedição de autorizações de viagens e a fiscalização do embarque e desembarque de crianças e adolescentes desacompanhadas; dentre outros.

Dúvidas sobre o assunto deverão ser sanadas pelo telefone (65) 3688-8477, com o coordenador do Núcleo dos Agentes da Infância e Juventude da Comarca de Várzea Grande, Tiago Perussi Lima Rodrigues.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
Sitevip Internet