Olhar Jurídico

Sábado, 27 de abril de 2024

Notícias | Criminal

DEPREDAÇÃO DOS PODERES

Professora de MT é condenada a 14 anos pelos atos do 8 de Janeiro

Foto: Reprodução

Professora de MT é condenada a 14 anos pelos atos do 8 de Janeiro
Professora mato-grossense Maria do Carmo da Silva foi condenada pelo Supremo Tribunal Federal (STF) a 14 anos de prisão por ter participado dos atos golpistas na Praça dos Três Poderes, depredando e vandalizando os locais, no conhecido 8 de Janeiro. Em sessão de julgamento que encerrou nesta segunda-feira (4), o voto do ministro Alexandre de Moraes foi acompanhado pela maioria dos magistrados.

Leia mais
Prefeito Emanuel Pinheiro é afastado do cargo por decisão do Tribunal de Justiça

 Maria do Carmo da Silva confessou que saiu de Mato Grosso diretamente para a manifestação golpista que se instalou em frente o Quartel General do Exército, tendo invadido a Praça dos Três Poderes e ingressado ilicitamente no Palácio do Planalto.

Ela foi denunciada pela Procuradoria-Geral da República no âmbito do inquérito  4922, instaurado para investigar os executores materiais dos crimes. As denúncias abrangem os crimes de associação criminosa armada, abolição violenta do estado democrático de direito, golpe de estado e dano qualificado. Acusações também foram aceitas em relação ao crime de deterioração de patrimônio tombado.

Carmo foi presa em flagrante em Brasília, no dia 8 de Janeiro, quando participava de manifestação de apoio a uma intervenção militar.  Para tanto, esteve no quartel da capital por quase dois meses, aderindo ao grupo que se dirigiu à Praça dos Três Poderes, chegando a invadir, em contexto de violência, o Palácio do Planalto.
Para Moraes, conjunto probatório anexado no processo assegurou que a professora praticou os crimes que foram imputados à ela na denúncia, sobretudo por conta do seu próprio interrogatório à polícia e à Justiça.

“Maria do Carmo integrava grupo do QGEx. que buscava, em claro atentado à Democracia e ao Estado de Direito, a realização de um golpe de Estado com decretação de 'Intervenção das Forças Armadas' e, como participante e integrante das caravanas que estavam no acampamento do QGEx. naquele fim de semana invadiu os prédios públicos na Praça dos Três Poderes, com emprego de violência ou grave ameaça, tentou abolir o Estado Democrático de Direito, visando o impedindo ou restringindo o exercício dos poderes constitucionais, tudo para depor o governo legitimamente eleito, com uso de violência e por meio da depredação do patrimônio público e ocupação dos edifícios-sede do Três Poderes da República”, asseverou Moraes.

Relator, Moraes votou por condenação definitiva de 14 anos, sendo 12 anos e seis meses de reclusão e um ano e seis meses de detenção e 100 cem dias-multa, cada dia multa no valor de 1/3 do salário mínimo. Ele fixou o regime fechado para o início do cumprimento da pena de 12 anos. Ela também deverá arcar com os R$ 30 milhões de indenização aplicado à todos os réus condenados neste inquérito.

Voto de Moraes foi acompanhado na íntegra pelos ministros Flavio Dino, Cármen Lúcia, Dias Toffoli, Gilmar Mendes e Luiz Fux. Cristiano Zanin apresentou ressalvas, para que ela fosse condenada a 11 anos, sendo 10 anos de detenção. Fachin também ressalvou, nos mesmos moldes de Zanin. Divergências foram apresentadas por Luís Roberto Barroso, André Mendonça e Nunes Marques.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet