Olhar Jurídico

Sábado, 27 de abril de 2024

Notícias | Criminal

URGENTE

Prefeito Emanuel Pinheiro é afastado do cargo por decisão do Tribunal de Justiça

Foto: Rogério Florentino/Olhar Direto

Prefeito Emanuel Pinheiro é afastado do cargo por decisão do Tribunal de Justiça
O desembargador Luis Ferreira, do Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT), afastou, nesta segunda-feira (4), o prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro (MDB). A informação foi confirmada pela assessoria de imprensa do Poder Judiciário. Chefe do Poder Executivo teria sido afastado sob acusação de organização criminosa. 

Leia também 
Emanuel Pinheiro, primeira-dama e servidores são alvos de operação do Naco; prefeito afastado do cargo


Conforme apurado pelo Olhar Direto, o prefeito ainda não foi notificado sobre a decisão. Afastamento ocorreu em pedido do promotor de Justiça Carlos Zarour. Informação também foi confirmada pela assessoria de imprensa do Ministério Público (MPE). Porém, o conteúdo ainda está sob sigilo. 

"O Poder Judiciário de Mato Grosso afastou o prefeito de Cuiabá Emanuel Pinheiro sob a acusação de Organização Criminosa. A decisão monocrática foi do desembargador Luiz Ferreira da Silva.  Como toda cautelar pode sofrer mudanças para flexibilização ou até revogação", explicou o Judiciário em nota.

Ainda segundo o Judiciário, o prefeito pode ingressar com Agravo Interno na Turma de Câmaras Criminais Reunidas do TJMT. Ele tem prazo de 15 dias para interpor recurso após ser intimado. O processo tramita em segredo de Justiça.

Emanuel Pinheiro já tem no curriculum de homem público 19 operações policiais contra sua gestão. É o prefeito com o maior número de operações policiais no cargo. As operações começaram a ser deflagradas em 2018 e a última operação aconteceu em novembro de 2023, investigando um esquema na contração de serviços de raio-x e ultrassonografia. 

Afastamento em 2021

Emanuel Pinheiro já havia sido alvo de afastamento em 2021, na Operação Capistrum, por suposta contratação irregular de servidores públicos municipais. 

Na ação, o Ministério Público de Mato Grosso alegou que, por meio da contratação irregular de 259 funcionários temporários – realizada em 2018 –, a Secretaria Municipal de Saúde de Cuiabá foi utilizada para fins políticos.

Ainda em 2021, após a liminar que afastou o prefeito – mantida pelo Tribunal de Justiça de Mato Grosso –, a defesa entrou no STJ com o pedido suspensão da decisão, sustentando que a contratação dos servidores temporários foi um problema herdado de gestões anteriores e que há um esforço atual da prefeitura para adequar as novas contratações aos parâmetros estabelecidos pelo Ministério Público e pelo Tribunal de Contas de Mato Grosso.

Ainda segundo a defesa, o objeto da ação civil pública foi superado, tendo em vista que os servidores temporários já foram exonerados.

Na ocasião, o ministro Humberto Martins afirmou que o afastamento cautelar de prefeito acusado de ato de improbidade é medida a ser aplicada em situação excepcional, desde que fundamentada em elementos concretos que mostrem que a manutenção no cargo representa risco efetivo ao interesse público – circunstância que, para o magistrado, não ficou comprovada nos autos.

Emanuel, então, foi reconduzido ao cargo. 

 
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet