Olhar Jurídico

Sábado, 27 de abril de 2024

Notícias | Criminal

OPERAÇÃO ATIVO OCULTO

'Primeira-dama' do Comando Vermelho é mantida em domiciliar e tem pedido para frequentar cultos negado

Foto: Reprodução

'Primeira-dama' do Comando Vermelho é mantida em domiciliar e tem pedido para frequentar cultos negado
O juiz Jean Garcia de Freitas Bezerra, da 7ª Vara Criminal de Cuiabá, manteve a prisão domiciliar de Thaisa Souza Rabelo, esposa do líder do Comando Vermelho em Mato Grosso, Sandro Louco. Magistrado também negou autorização para frequentar cultos religiosos. Além dela, outros quatro faccionados alvos da Operação Ativo Oculto, que investiga os crimes de lavagem ou ocultação de bens e promoção, constituição, financiamento ou integração de organização criminosa, tiveram as respectivas prisões mantidas.

Leia mais
Juiz marca audiência para inquirir líder do Comando Vermelho e outros 28 faccionados

 Defesa de Thaisa requereu a revogação da prisão, alegando a ocorrência de excesso de prazo. Também requereu que ela fosse autorizada a levar seus filhos à escola e que pudesse frequentar cultos religiosos.

Sobre a revogação da prisão, postulado por Thaisa e outros três alvos da operação, o juiz negou entendendo que há indícios de materialidade e autoria delitiva de que eles praticaram os crimes investigados, o que justifica a necessidade de mantê-los presos para resguardar a ordem pública das graves condutas perpetradas pelo Comando Vermelho.

Defesa de Thaisa postulou ainda permissão para levar seus filhos à escola, o que foi atendido pelo juiz. Além disso, ela queria autorização para frequentar cultos, e teve o pedido negado. Para Jean Garcia, a “primeira-dama” do CV tem a possibilidade de acompanhar sua religião de maneira remota e virtual.

Ativo Oculto

O Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco), com o apoio da Polícia Civil e da Polícia Militar, deflagrou em março de 2023 a operação Ativo Oculto, com objetivo de cumprir 271 ordens judiciais, entre mandados de prisão e busca e apreensão.

Mais de 600 policiais foram mobilizados na ação, que foi resultado de minuciosa investigação iniciada em 2022 para desmantelar a facção criminosa Comando Vermelho. Entre os alvos estão as principais lideranças e os familiares usados para lavar dinheiro oriundo dos crimes cometidos em todo Mato Grosso.

A principal liderança do Comando Vermelho no Estado, conhecido como Sandro Louco, e a esposa dele, Thaisa Rabelo, foram alvos de mandado de prisão e busca e apreensão. 
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet