Olhar Jurídico

Sábado, 27 de abril de 2024

Notícias | Criminal

OPERAÇÃO ATIVO OCULTO

Juiz marca audiência para inquirir líder do Comando Vermelho e outros 28 faccionados

Foto: Reprodução

Juiz marca audiência para inquirir líder do Comando Vermelho e outros 28 faccionados
As audiências para interrogar 29 membros do Comando Vermelho alvos da Operação Ativo Oculto foram agendadas pelo juiz Jean Garcia de Freitas Bezerra, da 7ª Vara Criminal de Cuiabá, para o mês de março. A ação policial mirou o núcleo financeiro da facção em Mato Grosso, além do líder Sandro Rabelo, o “Sandro Louco”, sua esposa, familiares e a advogada do grupo. Decisão de Jean circulou no Diário de Justiça desta terça-feira (23).

Leia mais
Dados que embasaram operação contra o Comando Vermelho revelam 30 mil membros em MT

 
Defesa de Sandro Louco tentou tirá-lo da ação, referente a acusação de compor organização criminosa. O argumento foi que ele já seria condenado e responde a outro processo pelo mesmo delito. No entanto, o juiz negou a preliminar.

Esposa dele, Thaiza Souza, sua mãe, Irene Rabelo, ex-esposa Laura Verônica Alves e a advogada da facção Diana Alves Ribeiro apresentaram preliminares de inépcia da inicial e ausência de justa causa, também negadas pelo magistrado, que manteve a denúncia na íntegra dos moldes apontados pelo Ministério Público.

Outros dois núcleos alvos da operação, composto por outros 24 possíveis membros da facção, também apresentaram contestações à denúncia, o que também foi indeferido por Jean.

Diante disso, o magistrado agendou a audiência de instrução e julgamento para ouvir os 29 réus da ação, para os dias 13, 14 e 15 de março. Testemunhas arroladas pela defesa dos acusados também serão inquiridas.

Ativo Oculto

O Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco), com o apoio da Polícia Civil e da Polícia Militar, deflagrou em março de 2023 a operação Ativo Oculto, com objetivo de cumprir 271 ordens judiciais, entre mandados de prisão e busca e apreensão. Mais de 600 policiais foram mobilizados na ação.

A ação foi resultado de minuciosa investigação iniciada em 2022 para desmantelar a facção criminosa Comando Vermelho. Entre os alvos estão as principais lideranças e os familiares usados para lavar dinheiro oriundo dos crimes cometidos em todo Mato Grosso.

A principal liderança do Comando Vermelho no Estado, conhecido como “Sandro Louco”, e a esposa dele, foram alvos de mandado de prisão e busca e apreensão. 
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet