Olhar Jurídico

Domingo, 28 de abril de 2024

Notícias | Eleitoral

Emanuelzinho, Janaina...

MP representa contra três deputados federais e oito estaduais por derrame de santinhos; veja os nomes

Foto: Rogério Florentino Pereira/ Olhar Direto

MP representa contra três deputados federais e oito estaduais por derrame de santinhos; veja os nomes
Ministério Público Federal (MPF) propôs nesta terça-feira (4) ações contra três deputados federais e oito deputados estaduais eleitos no pleito de 2022. Todas as representações tratam sobre derramamento de santinhos. A consulta do Olhar Jurídico observou processos propostos até 17h30 de terça.

Leia também 
Eleito deputado estadual, Beto é denunciado por derramamento de santinhos

 
Entre os federais eleitos, foram acionados Emanuel Pinheiro da Silva Primo, o Emanuelzinho, Fábio Garcia e José Medeiros. Entre os estaduais eleitos, foram acionados Júlio Campos, Janaina Riva, Dilmar Dal Bosco, Elizeu Nascimento, Eduardo Botelho, Max Russi, Lidio Barbosa, conhecido como Juca do Guaraná e Beto Dois a Um.
 
Segundo o Ministério Público, o derramamento de santinhos gera impactos sociais e políticos, pois pode influenciar os eleitores de forma ampla e geral, já que pode levá-los a votar no candidato em que o número está à vista.
 
Para o procurador regional Eleitoral, Erich Masson, o derrame de papéis com informações dos candidatos também possui impactos econômicos expressivos, por causa do uso de recursos, muitas vezes do fundo partidário para a impressão de material publicitário que acaba sendo derramado nas ruas. Com isso, é verificado que aqueles que têm maior capacidade econômica, imprimem maior quantidade de santinhos, alcançando um maior número de eleitores.
 
Todas as ações pedem a aplicação de multa por propaganda irregular. Processos serão instruídos e julgados no Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso. 
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet