Olhar Jurídico

Sábado, 27 de abril de 2024

Notícias | Ambiental

Suiá-missú

Silval tenta evitar desintrusão com ministro Lewandowski

26 Nov 2012 - 18:10

Da Redação - Lucas Bólico / Da Reportagem Local - Jonas da Silva

Foto: Lucas Bólico - OD

Silval tenta evitar desintrusão com ministro Lewandowski
O governador Silval Barbosa (PMDB) e a comissão externa de deputados federais, comandada por Wellington Fagundes (PR), vão ao Supremo Tribunal Federal (STF) nesta semana tentar mediar uma saída para evitar a desintrusão de não-índios da demarcação Marãiwatsédé, prevista para ser iniciada no próximo dia 6 de dezembro. A reunião foi agendada pelo senador Cidinho Santos (PR).

A reunião será com o novo relator do caso, ministro Ricardo Lewandowski, que assumiu a relatoria após a aposentadoria do ex-presidente do Supremo Carlos Ayres Britto. O encontro acontecerá nesta quarta-feira e é uma das últimas tentativas para evitar a desintrusão, autorizada pela suprema corte.

O governo e a comissão deve apresentar ao novo relator a série de documentos recolhidos nos últimos dias e o produto da reunião feita pela comissão na última semana, no Posto da Mata, em Alto Boa Vista, região da disputa pela terra.

De acordo com o governo do estado, a área de Suiá-Missú não é originária dos índios xavantes. Para sustentar esse argumento, os contrários à desintrusão se apóiam nos depoimentos de indígenas e em documentos do órgão federal que precedeu a Funai, o Serviço de Proteção ao Índio (SPI), que declarou à época que a área não era de interesse indígena.



Atualizada às 18h59
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet