Olhar Jurídico

Sexta-feira, 26 de abril de 2024

Notícias | Civil

efeito imediato

Justiça determina recondução de Abílio Junior ao cargo de vereador

Foto: Rogério Florentino/ Olhar Direto

Justiça determina recondução de Abílio Junior ao cargo de vereador
O juiz Carlos Roberto Barros de Campos, da Quarta  Vara Especializada da Fazenda Pública de Cuiabá, determinou às 11h25 desta quarta-feira (6) a imediata recondução de Abílio Junior (Pode) ao cargo de vereador da Capital.

Leia também 
Justiça determina penhora de fazenda de Janaina e família por dívida de R$ 1,35 milhão de Janete

 
A decisão limiar enseja a suspensão de todos os efeitos reflexos da cassação, entre eles a suspensão da inelegibilidade e o retorno do pagamento salarial, sob pena de aplicação de multa diária no montante de R$ 10 mil.
 
O vereador pediu na Justiça a suspensão dos efeitos da resolução e do decreto legislativo que culminaram na  cassação. Segundo Abílio, os atos foram conduzidos de maneira ilegal, sem respeitar o contraditório e ampla defesa.
 
Em sua decisão, Carlos Roberto esclareceu que a instauração do processo disciplinar foi fundamentado em artigo do próprio Regimento Interno da Câmara. Todavia, não foi observada a necessidade de licença emitida pela Comissão de Constituição, Justiça e Redação para processar prefeito e vereador.
 
"No casu sub studio, não houve a manifestação da Comissão de Constituição, Justiça e Redação quanto a licença para processar o edil. Guardadas as devidas proporções, tenho que tal licença configura condição de procedibilidade do processo administrativo, considerando que este teve sua iniciativa pautada também no Regimento Interno, então deveriam ter sido observadas todas as suas normas".

Minutos após ser notificado sobre a decisão, Abílio Junior marcou um entrevista coletiva para falar sobre sua volta. 
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet