Olhar Jurídico

Segunda-feira, 06 de maio de 2024

Notícias | Civil

MINISTÉRIO PÚBLICO FEDERAL

MPF realiza inspeção a instalação de itens de segurança em aeroporto

15 Jul 2016 - 11:10

Da Redação - Paulo Victor Fanaia Teixeira

Foto: Reprodução

Aeroporto Maestro Marinho Franco

Aeroporto Maestro Marinho Franco

O Ministério Público Federal (MPF) em Rondonópolis, por meio do procurador da República Guilherme Rocha Göpfert, inspecionou a instalação de equipamentos no aeroporto Maestro Marinho Franco, localizado no município, para verificar o andamento dos trabalhos. A inspeção foi acompanhada pelo secretário Municipal de Transporte e Trânsito, Argemiro José Ferreira de Souza, bem como pelo responsável da empresa de instalação.

Leia mais:
MPE entra com ação contra Prefeitura de Cuiabá para garantir medicamentos 24h nas policlínicas

Os equipamentos recentemente instalados são itens de segurança básicos em navegação aeroportuária. O sistema PAPI (Precision Approach Path Indicator) – que em português significa “Indicador de Percurso de Aproximação de Precisão” – é um sistema de luzes que orientam os pilotos, principalmente em voos noturno e sob condições adversas de tempo. Já o RNAV é um sistema de trajetória de aproximação por GPS, que também auxilia a segurança do pouso dos aviões.

A instalação de equipamentos de segurança foi objeto de recomendação do MPF em janeiro deste ano. O documento foi enviado logo após grave acidente envolvendo a companhia aérea Passaredo em 8 de janeiro deste ano, quando, num voo noturno oriundo de Brasília, o avião errou a pista, pousou na plantação próximo ao aeroporto, bateu numa cerca, rasgando sua fuselagem. Por sorte e destreza, o piloto conseguiu arremeter e pousar em seguida, sem maiores danos a integridade física dos passageiros e tripulantes.

“A implementação dos dois sistemas de segurança, além de melhorar o nível de segurança e proteção à vida dos usuários do Aeroporto Maestro Marinho Franco, possibilitará a empresas aéreas a operar voos noturnos e com aviões de maior capacidade, bem como evitará os rotineiros transtornos decorrentes da impossibilidade de pouso por ausência de visibilidade, fazendo com que pousos sejam deslocados para Cuiabá ou Campo Grande, com todas implicações daí decorrentes”, explica o procurador da República.

Na inspeção, verificou-se que a instalação está dentro do cronograma e, segundo informado pelo secretário Municipal de Transportes, se tudo ocorrer dentro do previsto, com todas as homologações dos órgãos de aviação civil, é possível que ambos sistemas estejam operacionais ainda no fim desse mês.

“O MPF protege os interesses da sociedade e foi muito bom verificar que a instalação física do PAPI já está concluída e tudo tem caminhado com compromisso do ente municipal. Estaremos sempre atentos a esse tema tão caro para a população de Rondonópolis e região que é a melhoria e a segurança da aviação civil”, afirma o procurador.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet