Olhar Jurídico

Sexta-feira, 03 de maio de 2024

Notícias | Geral

Acadêmicos aprovados em concurso do TJMT conhecem estrutura e são capacitados

Nesta quarta-feira (3 de outubro), entre 13h e 18h, 80 estagiários aprovados no último teste seletivo para atuação no Fórum de Cuiabá participam de capacitação em Rotina de Secretarias de Varas e no Método Ordem de Gerenciamento em Comarcas e Varas Judiciais e Aplicação dos Princípios da Qualidade Total 5S, este último desenvolvido na Plataforma EAD (Ensino a Distância). As aulas, que terão lugar na Escola dos Servidores Desembargador Atahide Monteiro da Silva, fazem parte da preparação dos acadêmicos para melhor desempenho das atividades na Justiça Estadual.

Ontem (2 de outubro) o grupo conheceu a direção e os gestores do Fórum Desembargador José Vidal (Fórum da Capital). A visita terminou com um tour pelos departamentos que serão mais frequentados por eles. O encontro ocorreu no próprio Fórum e foi conduzido pelo juiz diretor, Adilson Polegato de Freitas.

“Vocês atuarão no Fórum que detém 25% de toda a demanda judicial do Estado de Mato Grosso. Por isso todos devemos ter disciplina e respeito para que tudo flua corretamente. O trabalho é árduo e precisamos de vocês de corpo e alma”, enfatizou o juiz diretor aos novos estagiários. Ele ainda apresentou a vice-diretora-geral do Tribunal de Justiça de Mato Grosso, Randis Mayre, e a gestora-geral do Fórum, Sheila Terra Modesto da Silva.

Na sequência os estagiários ouviram palestras sobre Estrutura Judicial e o Ambiente de Trabalho, Qualidade no Atendimento e a Plataforma EAD. O conhecimento teórico está sendo aplicado simultaneamente ao prático, já que muitos deles estão atuando nas Secretarias da Comarca de Cuiabá.

“Sinto que estou aprendendo muito. É muito importante termos essa atenção e a oportunidade de vermos na prática o que estudamos na sala de aula. Já fiz atendimento no balcão, carga, carta precatória e despacho aos oficias de justiça. Estou gostando bastante e conto com o apoio principalmente dos meus colegas e gestor da área para desenvolver bem minha função”, disse a estudante do sexto semestre do curso de Direito da Faculdade ICEC (Instituto Cuiabá de Ensino e Cultura), que atua desde a semana passada na 11ª Vara Criminal, Reilse Cristina Rodrigues de Moraes.

A colega dela que atua na 21ª Vara Cível, aluna do sexto semestre de Direito da Faculdade Cândido Rondon, Laura Natasha Oliveira Abreu, também aposta no bom desempenho em decorrência da preparação e, claro, da dedicação. “Compreendemos muito mais aliando prática e teoria. A proposta da direção é bem interessante. Acredito que essa experiência vai me ajudar a definir em que área atuarei quando me formar”, destacou a estagiária.

A responsável pela contratação dos estagiários para atuação nas 45 Secretarias do Fórum de Cuiabá e na Administração e Secretarias dos Juizados do Edifício Maruanã, Juizado Especial Criminal Unificado (Jecrim), Sexto Juizado Especial (antigo Porto), Varas da Infância e Juventude e Juizado Volante Ambiental (Juvam), Mércia Lorena Bueno, explicou que a necessidade é de 160 estagiários do curso de Direito e que mais estudantes serão convocados. “Seguimos uma portaria que determina a necessidade de cada vara, bem como a prioridade das varas sociais, que envolvem Varas de Família e Sucessões e de Violência Doméstica Contra a Mulher”, explicou a gestora de Recursos Humanos do Fórum de Cuiabá.

Os estagiários também tiveram uma aula sobre as mudanças na legislação do estágio, como o direito a 30 dias de férias remuneradas após 12 meses de serviços prestados, e informados sobre os descontos que serão realizados em caso de falta não justificada.

A coordenadora da Escola dos Servidores, Jane Barbosa, mostrou o organograma do Fórum de Cuiabá e falou sobre a atual gestão, presidida pelo desembargador Rubens de Oliveira Santos Filho. “A gestão propõe a integração, por isso é importante que todos conheçam bem o Judiciário. Eles são bem vindos e terão maior preparo para atuar de maneira correta junto aos usuários e operadores da Justiça. Os próximos cursos auxiliarão a turma a desenvolver da melhor maneira sua função”, analisou a diretora.

A atenção dispensada e os ensinamentos já foram compreendidos pelos participantes. “Gostei muito dos esclarecimentos sobre as alterações na Lei do Estágio e nossas funções. É muito importante sabermos a forma correta de nos portarmos e o que devemos realizar para ajudar o Judiciário”, ressaltou o estudante do sexto semestre de Direito do Univag, que atua na Secretaria da Segunda Vara de Família e Sucessões, Rafael Miranda.

Para Vaneide de Souza Freitas, do quinto semestre da Unic, que está estagiando na Oitava Vara Criminal, essa oportunidade fará diferença em sua carreira. “Conhecimento é tudo e o que estamos tendo aqui é exatamente isso. Esse aprendizado retornará também para a sociedade, que necessita da Justiça e terá estagiários com domínio de suas obrigações e dispostos a trabalhar”, finalizou a estagiária.

Mais estagiários - Nesta quinta-feira (4 de outubro) os estagiário do Fórum de Várzea Grande também terão a oportunidade de receber a mesma capacitação. Na semana que vem será a vez dos estagiários do Tribunal de Justiça passarem pela qualificação.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
Sitevip Internet