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Sexta-feira, 03 de maio de 2024

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Juizados nos aeroportos recebem 9,3 mil queixas no primeiro semestre de 2012

No primeiro semestre de 2012, os juizados especiais dos aeroportos do Rio de Janeiro, de São Paulo, do Mato Grosso e do Distrito Federal receberam 9.391 reclamações dos usuários desses aeroportos. O total de queixas é 0,6% inferior ao volume de 9.442 manifestações registradas de janeiro a junho do ano passado. Os motivos que mais levaram os usuários de aeroportos brasileiros aos juizados especiais no primeiro semestre de 2012 foram extravio e violação de bagagem, falta de assistência, ausência de informações, atrasos e cancelamentos de voos.

Existem postos de juizados especiais instalados nos aeroportos do Rio de Janeiro (Santos Dumont e Galeão) e de São Paulo (Congonhas e Guarulhos); há também postos avançados no Aeroporto Internacional Presidente Juscelino Kubitschek (Brasília) e no Aeroporto Internacional Marechal Rondon (Cuiabá).

O juizado instalado no aeroporto do Distrito Federal registrou 3.564 reclamações, seguido de Guarulhos com 3.046 e Congonhas com 1.205. Os juizados que obtiveram os maiores índices de acordos foram os localizados nos aeroportos do Rio de Janeiro. Em média, os acordos ficaram acima de 60% no Galeão e Santos Dumont.

Os postos avançados dos juizados especiais em aeroportos foram instalados em julho de 2010, por meio do Provimento n. 11 da Corregedoria Nacional de Justiça. A criação dos juizados tem por objetivo prevenir problemas e buscar a conciliação nos conflitos entre empresas aéreas, consumidores e prestadores de serviço. Nesses juizados, o passageiro pode registrar suas queixas sem a necessidade de sair do aeroporto e de constituir advogado.
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