Olhar Jurídico

Domingo, 28 de abril de 2024

Notícias | Criminal

VENTRÍLOQUO

Juíza quebra sigilo de advogado para apurar extorsão contra deputado; Savi será ouvido por desvios na AL

Foto: Rogério Florentino Pereira/Olhar Direto

Juíza quebra sigilo de advogado para apurar extorsão contra deputado; Savi será ouvido por desvios na AL
A magistrada Selma Rosane Arruda, da Sétima Vara Criminal em Cuiabá, determinou a quebra de sigilo telefônico em desfavor do advogado Julio Cesar Domingues Rodrigues, por uma possível autoria de extorsão em desfavor do deputado estadual Romoaldo Junior (PMDB). A decisão é datada do dia 30 de novembro. Domingues, atualmente preso preventivamente, é réu em uma ação envolvendo o ex-parlamentar José Geraldo Riva, por um suposto esquema criminoso de 9,6 milhões na Assembleia Legislativa, investigada pelo Ministério Público Estadual na Operação Ventríloquo.

Leia mais:
Roseli Barbosa pede afastamento da juíza Selma Arruda, responsável por sua prisão

Conforme os autos, ainda na segunda-feira (30), as partes foram informadas que o também deputado Mauro Savi prestará depoimento em audiência designada para 9 de dezembro. São réus no processo, além de Riva e Domingues, o ex-procurador-geral da Assembléia Legislativa, Anderson Flávio de Godoi e o ex-secretário geral do mesmo órgão, Luiz Marcio Bastos Pommot.

Romoaldo Junior foi arrolado inicialmente como pólo passivo (réu), porém, por prerrogativa de função, viu seu nome ser desmembrado dos autos para julgamento pelo Tribunal de Justiça de Mato Grosso, instância superior, sob segredo de Justiça.

A Operação Ventríloquo teve início com a delação premiada do advogado Joaquim Fábio Mielli Camargo, que representava o HSBC. Segundo o MPE, o então presidente afastado da Assembleia Legislativa de Mato Grosso, José Riva, teria determinado o pagamento de uma dívida na integralidade de R$ 9,6 milhões, em face ao banco HSBC, relativa a débitos em atraso da contratação de seguros saúde para os servidores da Casa de Leis, desde que metade do montante fosse desviado para o grupo organizado pelo ex-parlamentar.

No processo, após o recebimento das informações levantadas na quebra de sigilo, Selma Rosane decidirá sobre um pedido de revogação de prisão requerido por Julio Cesar Domingues. O Conselheiro do Tribunal de Contas do Estado, Sérgio Ricardo de Almeida, também é esperado como testemunha, ainda sem data definida para audiência.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet