Olhar Jurídico

Segunda-feira, 29 de abril de 2024

Notícias | Trabalhista

Inaugurada no TRT/MT a primeira sala cofre com certificação ABNT no estado

Foto: Reprodução

Servidores da STI Pimenta e Kabayashi com o ministro Dalazen

Servidores da STI Pimenta e Kabayashi com o ministro Dalazen

Foi inaugurada nesta sexta-feira (21) a sala cofre do TRT/MT, a primeira no estado com certificação da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas), um espaço dotado de modernas tecnologias para aumentar a segurança para o funcionamento do processo judicial eletrônico (PJe-JT).

A cerimônia fez parte do lançamento do PJe-JT nas varas do Trabalho de Cuiabá e no 2º Grau, e contou com a presença do presidente do TST e do CSJT, ministro João Oreste Dalazen.

A sala cofre foi construída com recursos descentralizados (não previstos no orçamento do Tribunal), fornecidos pelo Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT) e custou cerca 1,3 milhão de reais.

A sala-cofre

A sala-cofre é um ambiente protegido, tanto do acesso a ela, quanto à segurança dos dados armazenados. As paredes são compostas de camadas que incluem chapas de aço, concreto e materiais isolantes, proporcionando vedação completa do ambiente e o piso é elevado para evitar danos causados por água em caso de alagamento.

O acesso de estranhos é praticamente impossível. Para acessar a porta da sala-cofre é necessário o uso do crachá para adentrar a uma pequena ante-sala. Porém para abrir aporta do cofre o equipamento faz leitura das digitais, e a permissão é dada a um restrito grupo de servidores. Ainda existem câmeras filmagem externa e interna.

Já no interior da sala-cofre existe um dispositivo anti-incêndio com dois níveis de detecção, um que analisa as partículas do ar e detecta qualquer indício de fogo, e o outro é detector de fumaça. Se ambos confirmam o sinistro, imediatamente é disparado um gás que reduz o oxigênio do ambiente, impedindo a propagação de incêndio.

O fornecimento de energia elétrica é redundante, ou seja, tem dois circuitos independentes e possui um grupo gerador para aumentar a autonomia em caso de falta prolongada no fornecimento pela concessionária. O ambiente é climatizado por um sistema de alta precisão e que também é redundante.

Segundo o fabricante, a sala cofre é um ambiente inviolável, testado e certificado que protege a central contra fogo, calor, umidade, gases corrosivos, fumaça, água, roubo, arrombamento, acesso indevido, sabotagem, impacto, pó, explosão, magnetismo e armas de fogo.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
Sitevip Internet