Olhar Jurídico

Segunda-feira, 06 de maio de 2024

Notícias | Eleitoral

PRIMEIRO A CAIR

Ságuas Moraes tem contas reprovados pela Justiça Eleitoral; demais deputados ainda serão julgados

Ságuas Moraes tem contas reprovados pela Justiça Eleitoral; demais deputados ainda serão julgados
O deputado federal eleito Ságuas Moraes (PT) teve as constas reprovadas, por unanimidade, pelo Pleno do Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso. A decisão foi proferida em sessão realizada nesta terça-feira (09). Dentre as irregularidades assinaladas está a não identificação de doadores nos recibos eleitorais.

Leia mais:
Com ressalva, TRE aprova contas do governador Pedro Taques

Ságuas ficou com a quarta posição entre os candidatos preferidos dos mato-grossenses, com 97.858 sufrágios. Conforme os votos proferidos no processo de relatoria do desembargador Lídio Modesto da Silva Filho as irregularidades na campanha vão desde a ausência do lançamento de cota-parte de despesas com água e energia elétrica, passando pelo não lançamento de despesas com alimentação, serviço telefônico, não identificação de doador em recibo eleitoral e o não lançamento dos serviços prestados pelo administrador da campanha.

Carlos Bezerra (PMDB), Adilton Sachetti (PSB), Fábio Garcia (PSB), Nilson Leitão (PSDB), Valtenir Pereira (PROS), Ezequiel Ângelo Fonseca (PP) e Victório Galli (PSC) também terão suas contas julgadas nas próximas Sessões do Tribunal Regional Eleitoral. A aprovação das contas é requisito necessário para que o deputado federal assuma o cargo. 

A assessoria de imprensa do candidato afirmou que irá recorrer da decisão. Por meio de nota o deputado disse não entender "o porquê" da reprovação. Ságuas asseverou que as despesas de água, luz, telefone e alimentação foram declaradas e todos os outros documentos foram apresentados.

Ainda na sessão desta terça-feira o Tribunal Regional Eleitoral (TRE) aprovou com ressalva as contas de campanha do governador eleito Pedro Taques (PDT). O governador eleito declarou ter gasto R$ 29 milhões durante a campanha eleitoral. A arrecadação ficou abaixo das despesas, totalizando R$ 27 milhões.

Confira a nota oficial enviada por Ságuas Moraes:

Nota Pública

Referente às irregularidades apontadas como motivo da reprovação das contas de campanha, o deputado federal reeleito Ságuas Moraes (PT) informa que irá recorrer da decisão.

O deputado afirma não entender o porquê da reprovação tendo em vista que as falhas apontadas fizeram parte de uma diligência eleitoral, que foram respondidas pela campanha há cerca de 10 dias atrás.

Referente às despesas de água, luz, telefone, alimentação todas foram declaradas. Todos os dados e documentos em relação ao administrador da campanha e os serviços prestados por ele foram apresentados.

O veículo próprio do candidato foi utilizado na campanha e todos os dados referentes ao automóvel e sua utilização na campanha foram declarados. Ou seja, tudo foi respondido, todos os documentos e dados foram apresentados.

Ságuas reforça que apesar de não entender o porquê da reprovação, considerando que todos os questionamentos foram respondidos, irá recorrer da decisão para apresentar novamente as informações e fazer a defesa.

Assessoria de Imprensa
Deputado Federal Ságuas Moraes (PT-MT)


Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet