Olhar Jurídico

Sábado, 04 de maio de 2024

Notícias | Criminal

código cidadão

Relator do Código Penal recebe 900 emendas e projeto vai a votação no Senado na 3ª

Foto: Reprodução

Questões filosóficas, religiosas, políticas e ideológicas foram analisadas pelo relator

Questões filosóficas, religiosas, políticas e ideológicas foram analisadas pelo relator

O senador Pedro Taques (PDT) apresenta na próxima terça-feira (10.12) o relatório final do projeto de lei do Senado (PLS 236/2012) que reformula e atualiza o Código Penal Brasileiro, legislação criminal que está em vigor desde a década de 1940 sem ter sido revisada.

Relator da proposta na Comissão Especial, Taques recebeu até o final de novembro um total de 900 emendas ao projeto. O senador afirma ter analisado todas as propostas e sugestões dos senadores.

Leia mais:
Relatório de Pedro Taques a novo Código Penal mantém aborto e eutanásia como crime
Progressão para homicídio pode passar de 1/6 para 1/4 e pena será de 8 anos em regime fechado

“Nós analisamos 900 emendas, muitas foram acatadas e outras não. Quando se trata de um Código Penal, analisamos questões filosóficas, religiosas, políticas e ideológicas”, descreveu o parlamentar.

Um dos pontos mais polêmicos do projeto é o que criminaliza o aborto, defendido pelo senador. Segundo ele, alguns senadores querem aumentar as circunstâncias para quem o pratica.

“Tem para todo lado. Tem também quem entende que pena de maus tratos a animais tem que ser maior que maus tratos a crianças, pois entendem que os animais são mais importantes”, observou.

Pedro Taques conceitua seu relatório como um “Código Cidadão” na medida em que não proíbe em excesso e nem de forma insuficiente.

“O Estado tem o dever fundamental de proteger o cidadão daquele que comete crimes. O Código não vai resolver todos os problemas do mundo. Ele é um instrumento para que nós tenhamos uma sociedade livre de crimes, mas existem outras causas da prática de crimes”, finaliza. 
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet