Olhar Jurídico

Sexta-feira, 17 de maio de 2024

Notícias | Geral

Defensor concede palestra sobre violência doméstica à Base Comunitária da PM

O Defensor Público Francisco Framarion concedeu, na manhã desta terça-feira (03), uma palestra sobre a Campanha do Laço Branco: Homens pelo fim da Violência contra as Mulheres, aos Policiais Militares da Base Comunitária do Bairro Pedregal. O evento foi realizado durante a formatura militar dos agentes.


Com o intuito de expor o objetivo da campanha, bem como conscientizar os próprios policiais quanto aos prejuízos da violência doméstica, o Defensor destacou a salutar importância dos agentes neste movimento social. “A Polícia é a ponta da lança da atuação estatal. É ela que, quase sempre, é acionada quando da prática da agressão. Além da referência e exemplo que cada um de você é para a comunidade”.

O Defensor também citou os números alarmantes de casos de violência doméstica registrados no Estado, que só cresceram nos últimos três anos, embora não tenha deixado de ressaltar que em Cuiabá e Várzea Grande houve uma redução quando comparado ao mesmo período do ano passado. De janeiro a outubro deste ano foram 16.206 casos na Capital, contra 17.359 em 2012. Já na cidade vizinha, os números passaram de 5.638 para 5.206. Enquanto isso, em todo o Estado foram 23.811 casos registrados em 2010, pouco mais de 26.000 em 2011 e, em 2012, os números subiram para 32.471.

Assim, a partir das estatísticas, o Defensor destacou a importância de se trabalhar para evitar que a violência ocorra e não apenas após ela acontecer, principal objetivo da campanha. “A magnitude desse resultado demonstra categoricamente que o Estado deve afastar o modelo pelo qual age somente na repressão e sinaliza para a necessidade de se investir em práticas preventivas, que devem ser admitidas como práticas educativas e sociais com a finalidade de, além de evitar a reincidência específica em tais tipos delituosos, impedir que novas agressões ocorram”.

Falando em nome da base, o Policial Militar Claudemilson ponderou que a violência contra a mulher faz parte do dia a dia de cada um que ali estava presente, devido às ocorrências que atendem, e agradeceu a palestra do Defensor. “Toda palestra que recebemos aumenta nosso conhecimento e nos enriquece como ser humano”.

Já o Capitão Sízano ressaltou que, mais importante do que levar esta campanha ao conhecimento de estranhos, é começar dentro de casa e dar um testemunho concreto da conscientização e lembrou da blitz educativa que será realizada, nesta terça-feira, às 16h, em frente à base no Pedregal.

Confira as atividades da Campanha que serão realizadas ao longo desta semana:

04/12/2013 – Panfletagem pelas alunas do curso de Serviço Social da UFMT.

04/12/2013 - Blitz Educativa do Comando Geral da PM na Avenida Getúlio Vargas - das 17h às 18h

05/12/2013 – Audiência Pública na Câmara Municipal de Várzea Grande com o tema: Campanha do Laço Branco e Violência contra as Mulheres, sob responsabilidade da Defensora Pública Tânia Matos - às 9h.

05/12/2013 – Palestra da Campanha no Bairro Planalto (Rede Cidadã e PM) com o Defensor Público Paulo Lemos - às 9h.

05/12/2013 – Blitz Educativa da PM no Bairro Planalto.

06/12/2013 – Palestra na sede dos Correios de Várzea Grande com o Defensor Público Paulo Lemos.

06/12/2013 - Blitz Educativa do Comando Geral da PM - das 17h às 18h
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet