Os presidentes dos TRTs e do Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CJST), ministro Carlos Alberto Reis de Paula, assinaram nessa quinta-feira (28) o acordo de cooperação técnica para sustentação remota do Processo Judicial Eletrônico (PJe).
A assinatura deu-se durante a 8ª Reunião Ordinária do Colégio de Presidentes e Corregedores dos TRTs (Coleprecor) de 2013. “Trata-se de um acordo de grande importância porque garante uma conjugação de esforços de todos para a evolução do sistema PJe. Por isso, assino com muita alegria”, destacou o ministro-presidente.
A parceira resultante da cooperação entre o CSJT e os tribunais regionais possibilitará a ampliação da equipe de sustentação do PJe dos atuais seis para 48 técnicos especializados, abrangendo assim a formação e participação de pessoal especializado nos 24 TRTs.
Com este acordo haverá uma maior celeridade na resolução de eventuais problemas apresentados no sistema, havendo uma resposta imediata ao usuário.
SISTEMA PJe – Atualmente um total de 887 mil processos trabalhistas tramita por meio do PJe, sistema que está em funcionamento em 853 varas, o que corresponde a 57% de todas as unidades de primeira instância da Justiça do Trabalho do país. A nova ferramenta é utilizada por 25 mil servidores e 3,5 mil magistrados, além de 233 mil advogados.