Olhar Jurídico

Quinta-feira, 09 de maio de 2024

Notícias | Geral

Justiça entrega sala de aula em São José do Rio Claro

A VII Semana da Ressocialização realizada na Comarca de São José do Rio Claro (315km a médio-norte de Cuiabá) foi finalizada na tarde desta sexta-feira (25 de outubro) com a inauguração de uma sala de aula que atenderá 50 recuperandos da cadeia pública local. Eles terão aulas do ensino básico e médio, que começarão em breve e servirão para remissão da pena e também para a reinserção social. “Só conseguiremos uma mudança com o interesse de vocês. O Estado pretende o resgate moral, religioso e da estima. Só assim conquistaremos o convívio social que queremos”, disse o juiz auxiliar Jorge Luiz Tadeu Rodrigues, representando o corregedor-geral da Justiça, desembargador Sebastião de Moraes Filho.

O juiz da Segunda Vara da Comarca, responsável pela Execução Penal, Francisco Gaíva, agradeceu a presença da Corregedoria e também do secretário de Estado de Justiça e Direitos Humanos (Sejudh), Luiz Antonio Pôssas de Carvalho. “O apoio é fundamental para atingirmos o que estamos fazendo hoje. Além das autoridades aqui presentes, tivemos apoio da sociedade, por meio dos Conselhos de Segurança e da Comunidade, comércios, sindicatos, imprensa e, claro, dos próprios recuperandos, que ajudaram na reforma da cadeia”. O magistrado destacou que 16 cursos profissionalizantes foram ofertados este ano e tiveram 232 participações.

Por sua vez, o secretário Luiz Antônio salientou a aplicação de três pilares para o resgate social. “Trabalho, estudo e religiosidade formam o tripé que auxilia nesta recuperação. Viemos aqui para aprender e recomendar a boa ação. O Executivo e o Judiciário têm trabalhado juntos e conseguido excelentes resultados”, finalizou. O recuperando Bruce Pereira representou os demais recuperandos. “Queremos agradecer ao juiz Francisco e também às autoridades aqui presentes. Os senhores motivam e mostram que nós podemos melhorar e voltar bem para a sociedade”.

A VII Semana da Ressocialização teve o tema “Ressocialização, Educação e Humanização com cidadania. Eu acredito, nós acreditamos” e foi realizada entre os dias 14 e 25 de outubro. Durante o evento foram proferidas palestras com temas que abordaram saúde e direitos. Entre as ações desenvolvidas pelos recuperandos estão os cursos profissionalizantes de pintura e tela e telha e de produção de material de limpeza. Eles também trocaram todo o telhado da cadeia, ampliaram o número de vagas e reformaram todas as celas e o pátio (banho de sol). Os Conselhos propiciaram a instalação do sistema de circuito interno com o monitoramento de 14 câmeras de segurança com infravermelho.

Desde que o sistema participativo do recuperando foi adotado nenhum motim ou tentativa de fuga na unidade foi registrado. Foram colaboradores do evento: a Defensoria Pública, Ministério Público, OAB, veículos de comunicação, prefeitura e igrejas. “Foi uma ação excelente. Colheremos bons frutos quando estes recuperandos retornarem à sociedade”, disse a promotora Grasiele Galvão.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet