Olhar Jurídico

Quarta-feira, 08 de maio de 2024

Notícias | Geral

Juizados Especiais da capital reduzem estoque processual

Nos últimos cinco meses os Juizados Especiais de Cuiabá alcançaram um resultado recorde e inédito em sua história. Foi julgada uma quantia bem maior de processos do que o número de ações que deram entrada nessas unidades.

Para se ter uma idéia do saldo alcançado, entre maio a setembro deste ano foram propostas 43.034 ações nos Juizados da Capital e julgadas 52.010 ações. Isso significa que além dos que entraram neste período, foram sentenciados também processos mais antigos reduzindo o estoque que havia se acumulado anteriormente devido à excessiva demanda de pequenas causas.

Esse sucesso se deve em parte ao regime de exceção provocado pela Corregedoria, ou seja, à formação de uma força-tarefa de juízes de outras unidades judiciárias para auxiliar os magistrados titulares de cada juizado.

O saldo positivo também é fruto da designação de juízes-auxiliares para atuar nos juizados, dentre eles Eduardo Calmon de Cazar, Emerson Luis Pereira Cajango, Edson Dias Reis e Patrícia Ceni dos Santos.

Outras iniciativas que colaboraram muito com este “superávit” foram os mutirões de procedimentos que intensificaram as ações administrativas da Vara, como juntada de documentos ao processo, arquivamentos, envio de decisões para publicação no Diário Oficial entre outros.

O coordenador da Corregedoria Geral de Justiça, Lusanil Egues da Cruz, e o presidente do Tribunal de Justiça, desembargador Orlando Perri, comemoram os resultados. “Avalio os números de forma bastante positiva, pois o foco dessa administração é a redução do estoque processual e estamos conseguindo alcançar as metas e objetivos traçados. Vamos permanecer com essa estratégia até fevereiro de 2015”, frisa Lusanil.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet