Olhar Jurídico

Sábado, 27 de abril de 2024

Notícias | Ambiental

usucapião

Mais de 150 famílias serão beneficiadas com mutirão fundiário na zona rural

10 Set 2013 - 15:00

Especial para o Olhar Jurídico - Walmir Santana

Foto: Reprodução

Mais de 150 famílias serão beneficiadas com mutirão fundiário na zona rural
Um mutirão fundiário deve beneficiar 150 famílias carentes que residem na comunidade rural Pacú Matrinxã há mais de 30 anos e pleiteiam a titularidade da área via usucapião. A ação será realizada em outubro pela Comarca de Paranatinga (373 km a sul de Cuiabá).

De acordo com o juiz Alcindo Peres da Rosa da Primeira Vara, esses processos costumam ser demorados por serem complexos. “Faremos audiências concentradas já que todos são autores e também testemunhas”, afirmou.

Leia mais
Contribuintes terão até 100% de desconto em juros e multa no primeiro mutirão fiscal de Várzea Grande
Mutirão da prefeitura de Cuiabá é prorrogado, prazo vai até o dia 13

A maioria dos casos, pelo menos 100, já está judicializada e as ações referentes aos demais serão propostas durante a força-tarefa. As fazendas públicas do Estado e da União já se manifestaram que não têm interesse na área, o Ministério Público também já se posicionou favorável.

O magistrado destaca que esteve in loco na região para conferir se realmente as pessoas que lá estão têm legitimidade para requerer as propriedades e se não são latifundiários que fazem grilagem de terras. Foi a primeira vez que uma autoridade foi ao local. “São famílias de baixa renda que não têm sequer condições de correr atrás de seus direitos e regularizar a situação sem a intervenção da Justiça”, pondera.

Leia outras notícias no Olhar Jurídico
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet