Olhar Jurídico

Terça-feira, 14 de maio de 2024

Notícias | Geral

IV Encontro Nacional de Memoriais do MP acontece em Belo Horizonte

Nos dias 22 e 23/8, o MP/MG promoveu o IV Encontro Nacional de Memoriais do MP. O evento teve o objetivo de apresentar e debater questões relacionadas à gestão cultural, com foco na defesa e na proteção do patrimônio histórico e documental da instituição. A ação teve o apoio do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP), do Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), da Associação Brasileira dos Membros do Ministério Público de Meio Ambiente (Abrampa) e da Empresa Municipal de Turismo de Belo Horizonte (Belotur).


O conselheiro do CNMP, Jarbas Soares, que implantou o Memorial do MP/MG durante sua gestão como procurador-geral de Justiça, proferiu a palestra inaugural. Ele lembrou da importância da preservação da história da instituição, relacionando o trabalho feito pelo MP/MG com a característica mineira de apego às tradições. “O MP/MG devia ao estado um resgate de sua memória por meio de um memorial moderno”, disse. Jarbas também ressaltou o fato de que as instituições e a história delas são compostas por pessoas e que ninguém deve se sentir maior do que elas próprias, além de frisar que é a geração atual do MP a responsável por organizar a memória da Instituição. O conselheiro Antônio Duarte também participou do encontro.

O encerramento do IV Encontro Nacional de Memoriais do Ministério Público ocorreu com a leitura da carta de Belo Horizonte, na qual foram listadas propostas para a preservação da história do Ministério Público brasileiro. Entre as propostas listadas na carta, estão a de criação, no CNMP, de uma estrutura que zele pela memória do Ministério Público brasileiro; a de implantação de um programa nacional da memória da instituição e a montagem de uma equipe técnica qualificada na implantação de memoriais.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
Sitevip Internet