Olhar Jurídico

Domingo, 28 de abril de 2024

Notícias | Constitucional

disputa pela terra

STF designa relator do MS que pretende revogar tramitação da PEC 215 na Câmara

Foto: Gazeta do Povo

Índios realizaram protestos na Câmara para impedir tramitação da PEC 215

Índios realizaram protestos na Câmara para impedir tramitação da PEC 215

O Supremo Tribunal Federal (STF) designou o ministro Roberto Barroso para ser o relator do Mandado de Segurança (MS 32262) impetrado ontem (8.8) pelo deputado federal Padre Ton (PT-RO) e integrantes das frentes parlamentares de Apoio aos Povos Indígenas e de Direitos Humanos para barrar a tramitação da PEC 215/2000 na Câmara dos Deputados.

A proposta, uma das bandeiras dos ruralistas, transfere do Poder Executivo para o Legislativo a prerrogativa de demarcar terras indígenas e territórios quilombolas.

Leia Mais:
Frente indigenista impetra mandado de segurança no STF contra a tramitação da PEC 215 na Câmara
Deputados pedem a Temer suspensão de demarcações de reservas indígenas

No mandado de segurança, os deputados dizem que a proposta tende a abolir direitos e garantias individuais das populações indígenas previstos pela Constituição, e consideram que o artigo 231 constitui cláusula pétrea.

Para o coordenador da Frente Parlamentar de Apoio aos Povos Indígenas, o deputado Padre Ton (PT-RO), derrubar a tramitação da PEC 215 é como “cortar o mal pela raiz”, declarou referindo-se às manobras da bancada ruralista de dificultar o andamento dos processos abertos pela FUNAI.

Roberto Barroso é o mais novo integrante da Suprema Corte. Indicado pela presidente Dilma Rousseff, ele assumiu o cargo em junho na vaga que era ocupada pelo ministro Carlos Ayres Britto, que completou 70 anos e se aposentou.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet