Olhar Jurídico

Segunda-feira, 29 de abril de 2024

Notícias | Ambiental

POSSÍVEIS DANOS

MPF-MT abre inquéritos para apurar supostas irregularidades praticadas contra índios

Foto: Reprodução

MPF-MT abre inquéritos para apurar supostas irregularidades praticadas contra índios
O Ministério Público Federal (MPF) em Mato Grosso instaurou três inquéritos civis públicos para apuração de supostas irregularidades e possíveis impactos em relação a indígenas no estado, considerando a necessidade de maior prazo e de coleta de mais elementos sobre os casos.

O primeiro inquérito se refere à suposta extração ilegal de madeira nas terras indígenas dos índios Suruí e Cinta Larga. Na respectiva portaria para abertura do inquérito, o procurador da República Manoel Gonçalves da Silva citou a existência de possíveis danos ambientais.

MPF abre inquérito para apurar atuação de funcionários da Passaredo em MT
MPF-MT quer que prefeitura do interior comprove execução de convênio

O MPF também abriu inquérito para apurar supostas ameaças ao grupo indígena Tupi Kawahib relacionadas à expansão econômica envolvendo atuação de madeireiros, fazendeiros e grileiros, em Colniza e Rondolândia. Nesse caso, o procurador também citou a possível ocorrência de danos ambientais decorrentes da exploração de recursos naturais da região.

Ainda segundo o MPF, o objetivo de um terceiro inquérito – também instaurado recentemente -- é apurar possíveis impactos e a regularidade da instalação da pequena central hidrelétrica "Juína", no rio Aripuanã, em Juína, em relação à terra indígena Serra Morena, ocupada por Cinta Larga.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet