Olhar Jurídico

Quinta-feira, 09 de maio de 2024

Notícias | Geral

recado sensato

Sem uma justiça cidadã, seremos uma democracia capenga, avalia Perri em discurso no Fonaje

22 Mai 2013 - 23:13

Da Editoria - Marcos Coutinho/Da Redação - Lucas Bólico

Foto: Jardel P. Arruda - OD

Sem uma justiça cidadã, seremos uma democracia capenga, avalia Perri em discurso no Fonaje

Em tom de recado aos magistrados que ainda insistem em se manter dissociados da realidade brasileira e distantes dos cidadãos, o presidente do Tribunal de Justiça de Mato Grosso, desembargador Orlando Perri, exortou os juízes de todo o país a mudarem de mentalidade no sentido de se aproximarem cada vez mais dos interesses da sociedade e da defesa da democracia.



"Sem uma justiça cidadã, seremos uma democracia capenga", declarou o chefe do Poder Judiciário, ao discursar na solenidade de abertura do Fórum Nacional de Juizados Especiais (Fonaje), evento que vai até o dia 24, no plenário 1 do TJ . A partir de amanhã, o evento ocorre no hotel Holiday Inn, na avenida Miguel Sutil.

Na avaliação de Perri, desde a promulgação da Carta Magna de 1988, a convencionada 'constituição cidadã', o país passou a ter a ‘polícia cidadã’, o ‘operário cidadão’, o ‘estudante cidadão’, o ‘médico cidadão’ etc. "Agora precisamos de juiz cidadão", apelou Perri.

Na ótica do presidente do TJ, cabe ao juiz cidadão resolver muitas das inquietações da vida cotidiana e é nessa perspectiva que o Fonaje ganha a cada edição um status mais elevado. “A justiça é o pão do povo”, sustentou Perri.

Em síntese, o discurso de Perri salienta que em um país de desigualdades, um país de uma “ditadura mal disfarçada”, muitas vezes cai sobre as costas dos juízes a missão de fazer a justiça, de garantir a cidadania, a democracia e os preceitos republicanos.

Está é a segunda vez que Cuiabá sedia o Fórum Nacional de Juizados Especiais. Em 1997, Cuiabá foi o palco da 2ª edição do evento. 


Atualizada às 08h52. 

Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet