Olhar Jurídico

Terça-feira, 30 de abril de 2024

Notícias | Criminal

decisão histórica

Plenário da OAB Federal é favorável à aprovação da PEC 37

Foto: Eugenio Novaes

Decisão foi tomada pelo Pleno do Conselho Federal após mais de quatro horas de discussão

Decisão foi tomada pelo Pleno do Conselho Federal após mais de quatro horas de discussão

O Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) manteve o entendimento da entidade, segundo o qual o Ministério Público não tem competência para conduzir investigação criminal, reafirmando a posição favorável á aprovação da Proposta de Emenda à Constituição nº 37 de 2011.

PEC 37 não interessa à sociedade pois gera impunidade, destaca Marcelo Ferra
OAB/MT considera PEC 33 absurdamente inconstitucional

A decisão foi tomada nesta segunda-feira (20) após mais de quatro horas de discussão. O plenário também decidiu criar comissão destinada a oferecer sugestões para aprimorar o texto da PEC 37.

Para o secretário-geral adjunto da OAB nacional, Claudio Stábile, a decisão desta segunda-feira põe a OAB dentro de sua missão histórica, que é atuar como um contrapeso ao poder. “No dia em que a OAB se afastar dessa missão, ela perderá o respeito da sociedade. O cidadão, quando processado, está sozinho. Diante do poder do Estado, ele tem apenas o advogado do seu lado”, disse.

Segundo a assessoria da Ordem, o voto do relator da matéria em plenário, o conselheiro federal por Pernambuco Leonardo Accioly, foi no sentido de que a OAB não deveria se manifestar em relação à PEC. Contudo, prevaleceu o entendimento, liderado pela divergência apresentada pelo ex-presidente nacional da entidade, José Roberto Batochio, para que o Conselho Federal não apenas mantivesse decisão histórica proferida sobre o tema, como também se posicionasse favoravelmente à PEC.

Ao final da sessão, o presidente nacional da entidade, Marcus Vinicius Furtado, declarou: “a OAB passa, agora, a se manifestar de modo uníssono, em todos os cantos desse país, postulando, batalhando e empregando toda sua força no sentido de apoiar a aprovação da PEC 37”. Integram a Comissão Especial de Acompanhamento e Aperfeiçoamento da PEC 37, que será presidida por José Roberto Batochio, os conselheiros Leonardo Accioly (PE), Everaldo Patriota (AL) e Fernando Santana (BA).

Ao defender a aprovação da PEC, o conselheiro Luiz Flávio Borges D’Urso (SP) disse que a medida é necessária para garantir o exercício da defesa.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet