Olhar Jurídico

Terça-feira, 30 de abril de 2024

Notícias | Geral

BASTIDORES

Maurício Aude não vai disputar reeleição; Leonardo Pio é cotado para a presidência da OAB/MT

Foto: Montagem OJ

Aude e Leonardo Pio

Aude e Leonardo Pio

O presidente da Ordem dos Advogados do Brasil em Mato Grosso (OAB/MT) Maurício Aude não irá disputar a reeleição no pleito de 2015. O nome mais cotado para disputar a presidência para o novo triênio é o advogado Leonardo Pio da Silva Campos, presidente da Caixa de Assistência dos Advogados (CAA/MT).

Deputados pedem a Temer suspensão de demarcações de reservas indígenas

Leonardo Pio é um nome considerado de "peso" e que deve dar trabalho para oposição. Um dos principais apoiadores do pretenso a majoritária da Ordem é o atual secretário de Administração do Estado, Francisco Faiad, que já presidiu a OAB/MT por dois mandatos e continua sendo o nome forte da Ordem em Mato Grosso. 

O advogado também deve ser apoiado pelo secretário-geral adjunto da OAB nacional, Claudio Stábile, que atua nas áreas cível e trabalhista e já presidiu a OAB/MT, com o apoio do mesmo grupo. Ao ser questionado pelo Olhar Jurídico sobre a informação de que endossaria a chapa encabeçada pelo presidente da CAA/MT, Stábile desconversou e se limitou a dizer que “ainda é cedo”.

O mandato da OAB é de três anos e proporciona visibilidade, tanto que a disputa pela presidência é bastante acirrada. A diretoria é composta por cinco membros: presidente, vice, primeiro-secretário, secretário-adjunto e tesoureiro. Existe ainda o Conselho Estadual com 26 titulares e 13 suplentes.

A OAB e suas seções em todo o território nacional tem o dever constitucional de defender as instituições, as prerrogativas dos seus advogados e atuar como espécie de guardiã do povo.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet