Olhar Jurídico

Quarta-feira, 01 de maio de 2024

Notícias | Geral

Calmon é relatora

Humberto Bosaipo é afastado por mais um ano do TCE

Humberto Bosaipo é afastado por mais um ano do TCE
O ex-deputado estadual e conselheiro do Tribunal de Contas do Estado Humberto Bosaipo foi afastado por mais um ano de suas atribuições no TCE por votação da maioria no Superior Tribunal de Justiça (STJ) na tarde desta terça-feira (6).

A pena foi imposta ao após uma nova ação penal ser recebida pela corte. O conselheiro já respondia a 19 Ações Penais, das quais em oito seu afastamento é solicitado. Afastado desde 2011, Bosaipo é investigado por peculato e lavagem de dinheiro. A relatora do processo é a ministra Eliana Calmon.

Esta é a terceira vez que Bosaipo é afastado. Apenas um ministro, Ari Pargendler, não acompanhou o voto da relatora Eliana Calmon.

Bosaipo foi empossado conselheiro do TCE em 2007. Na época, apesar da tentativa, o Ministério Público não conseguiu impedir a posse, mesmo argumentando que o ex-deputado estadual Humberto Bosaipo (ex-DEM) não tinha "idoneidade moral e reputação ilibada".

Os processos judiciais são decorrentes de um suposto esquema de desvio e apropriação de recursos públicos da Assembleia Legislativa por meio de emissão e pagamento com cheques para empresas inexistentes ou irregulares -- que seriam fornecedores. O esquema teria sido articulado por meio de factoring pertencente a João Arcanjo Ribeiro, apontado como ex-chefe do crime organizado em Mato Grosso.
Atualizada às 18h29.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
Sitevip Internet