Olhar Jurídico

Segunda-feira, 29 de abril de 2024

Notícias | Civil

NOVO REVÉS

Divulgadores têm derrota no STJ e atividades da Telexfree continuam suspensas

Divulgadores têm derrota no STJ e atividades da Telexfree continuam suspensas
O vice-presidente do Superior Tribunal de Justiça (STJ), ministro Gilson Dipp, extinguiu o mandado de segurança apresentado por seis divulgadores da Telexfree, que pretendiam extinguir o processo cautelar em trâmite no Acre e desbloquear as operações da empresa.

Dipp entendeu que o STJ não julga de forma originária mandado de segurança contra ato de outros tribunais. O ministro Dipp esclareceu que o STJ não julga esse tipo de ação.

Nos termos da Constituição Federal, o mandado de segurança é processado e julgado pelo STJ quando o ato tido como ilegal é cometido por ministro de estado, comandante das Forças Armadas ou pelo próprio STJ. Por ser manifestamente incabível, o ministro negou seguimento ao processo.

Leia mais
Decisão da Justiça do Acre interdita Telexfree em todo o país; empresa não pode realizar novos cadastros
Justiça de MT determina que Telexfree restitua advogado que investiu R$ 100 mil

A empresa representante da marca, Ympactus Comercial Ltda. ME, teve as atividades suspensas e ativos bloqueados em ação cautelar preparatória de ação civil pública movida pelo Ministério Público do Acre (MPAC).

A medida cautelar foi proposta pela promotora de Justiça de Defesa do Consumidor do estado do Acre, Nicole Gonzalez. Ao Olhar Jurídico Gonzales explicou, que mesmo a decisão sendo no âmbito estadual, novos cadastros não poderão ser realizados em todo o país, já que a empresa terá que modificar seu sistema, de modo a não permitir novos cadastros através dos “back offices“.

Para o MPAC, a Telexfree é, na verdade, uma pirâmide financeira, representando risco para os divulgadores. O bloqueio visaria reduzir as perdas para os envolvidos.

A juíza Thaís Khalil, titular da 2ª vara cível do Rio Branco, no Acre, acatou a representação do MPAC e determinou a suspensão, pagamentos e a adesão de novos contratos à empresa de marketing multinível Telexfree se estende a todo o país e até no exterior.

Leia outras notícias do Olhar Jurídico
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet