Olhar Jurídico

Sábado, 27 de abril de 2024

Notícias | Administrativo

MORTO EM AUDIÊNCIA

CNJ cobra informações do TJ-MT sobre procedimento contra juiz

Foto: Reprodução

CNJ cobra informações do TJ-MT sobre procedimento contra juiz
Juiz auxiliar da corregedoria nacional de Justiça, Honório Gomes do Rêgo Filho determinou encaminhamento de ofício ao Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJ-MT) solicitando "informações atualizadas" sobre processo administrativo disciplinar instaurado para apurar a conduta do juiz Marcos José Martins de Siqueira.

A decisão da corregedoria, órgão do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), foi proferida em pedido de providências formulado pelo Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral (MCCE) contra o TJ-MT e Siqueira.

No pedido, a entidade relatou que “teria havido liberação ilegal de um alvará judicial contra espólio, uma vez que suposto morto teria comparecido pessoalmente à audiência” e que “duas ações tiveram uma célere tramitação, diferentemente das demais ações do juízo reclamado (terceira vara cível da comarca de Várzea Grande)”. À época, Siqueira figurava como juiz substituto na vara em questão.

Ação de improbidade contra juíza de MT deve ser julgada em primeiro grau, diz STF
CNJ não admite pedido de revisão disciplinar contra Perri

O tribunal estadual vai ter 15 dias para se manifestar a partir do recebimento do ofício, cujo encaminhamento foi determinado nesta segunda (27). No TJ-MT, o caso estava sob a relatoria do desembargador Gerson Ferreira Paes, aposentado desde o último dia 20. O pedido está no CNJ desde 2010. Nas duas situações, há sigilo. 

Conforme consta do último despacho, o CNJ já solicitou neste ano ao relator o "regular prosseguimento" do processo, “considerando a gravidade dos fatos e que o procedimento já vinha se alongando, ainda que por questões alheias à vontade da Corte estadual”.

O caso

Em 14 dias, o juiz liberou o pagamento de R$ 8 milhões à Rio Pardo Agroflorestal – a quantia foi retirada das contas de Olympio José Alves, o morto que teria a dívida com a empresa e que a teria reconhecido em audiência realizada em 2010 mesmo após o seu falecimento, em 2005.

Quando o escândalo veio à tona em nível nacional e em sindicância, o magistrado negou irregularidades. Disse que o processo tramitou rapidamente porque o devedor não questionou o débito. Alegou ter ouvido testemunhas.

Atualmente, Siqueira está atuando na primeira câmara cível do TJ-MT. Ele é cunhado do ex-deputado e conselheiro afastado do Tribunal de Contas do Estado Humberto Bosaipo (acusado de desvio de dinheiro da Assembleia Legislativa).

De acordo com o advogado do MCCE, Vilson Nery, há possibilidade de o CNJ assumir o processo contra o juiz se verificar condução inadequada por parte do tribunal estadual. Nery observou ainda que o TJ-MT tradicionalmente não costuma punir.

Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
Sitevip Internet