Olhar Jurídico

Domingo, 19 de maio de 2024

Notícias | Geral

Juiz mato-grossense profere palestra no Maranhão

O coordenador do Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos do TJMT, Hildebrando Costa Marques, profere nesta quinta-feira (21 de março) uma palestra para os juízes do Maranhão sobre conciliação e mediação. Ele integra a carteira de juízes autenticados pelo Conselho Nacional de Justiça como multiplicadores do tema e, por isso, participa do evento que visa ao fortalecimento e à divulgação da importância de novas metodologias e práticas de soluções de conflitos.


A exemplo do evento realizado em Mato Grosso na última sexta-feira (15 de março), serão abordados assuntos como a Resolução nº 125/2010 do CNJ (que dispõe sobre o tratamento adequado dos conflitos de interesses no âmbito judicial), o histórico da prática da conciliação no Brasil e ainda um pouco da experiência positiva vivida no Estado após a implantação do Núcleo.

De acordo com o magistrado, o evento promovido pelo CNJ tem papel importante no alinhamento das práticas e na divulgação das políticas públicas. “O trabalho desenvolvido pelo Judiciário de Mato Grosso é bem visto no cenário nacional. Estamos bastante satisfeitos com os resultados e a boa implementação da Resolução 125/2010”.

As explanações são realizadas sempre em duplas e, por isso, o juiz Gustávio Procópio Bandeira de Melo (TJPB) vai dividir os temas com Hildebrando Marques. O evento ainda contará com a presença do conselheiro do CNJ, Neves Amorim.

Promovido pelo CNJ com o apoio da Secretaria de Reforma do Judiciário, ligada ao Ministério da Justiça, o curso é autenticado pela Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados (Enfam), a qual emitirá os certificados. A capacitação será realizada na Casa da Indústria, no auditório Alberto Abdalla, em São Luiz do Maranhão.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
Sitevip Internet