Olhar Jurídico

Domingo, 19 de maio de 2024

Notícias | Geral

Dia da mulher

Rui Ramos homenageia Shelma e destaca trabalho contra violência

Rui Ramos homenageia Shelma e destaca trabalho contra violência
O presidente do Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso, desembargador Rui Ramos Ribeiro, destacou o trabalho da desembargadora Shelma Lombardi de Kato e lembrou que Mato Grosso foi o primeiro estado a implantar varas especializadas em violência doméstica. A fala foi em homenagem ao Dia Internacional da Mulher, em sessão solene realizada na Assembleia Legislativa do Estado.


Desembargadora Maria Helena Póvoas relembra trajetória marcada por pioneirismo

“Quero aqui registrar que o Poder Judiciário Mato-grossense foi o primeiro do Brasil a implantar as varas especializadas em violência familiar. Com o esforço da desembargadora Shelma criamos não uma, mas duas varas em Cuiabá”, citou o presidente do TRE.

Em seu pronunciamento, o desembargador fez uma breve retrospectiva do trabalho desenvolvido pelo Poder Judiciário de Mato Grosso em favor das causas do gênero feminino, lembrando especialmente o esforço de sua colega de magistratura, desembargadora Shelma Lombardi de Kato.
Rui Ramos lembrou a atuação da desembargadora logo quando a Lei Maria da Penha foi lançada, dando especial destaque ao trabalho desempenhado em prol da criação das varas especializadas em violência familiar.

Rui Ramos citou o empenho de Shelma Lombardi para fazer uma criteriosa seleção dos magistrados e promotores que iram atuar nas varas recém-criadas. “A desembargadora Shelma lembrou a todos nós sobre o cuidado que deveríamos ter ao indiciar os juízes que ali atuariam. Ela recomendou que ali deveriam estar juízes sensíveis à causa, para que o trabalho ali fosse eficiente e atuante”, citou o desembargador.

O presidente do TRE ainda colocou o Tribunal Regional Eleitoral à disposição do Ministério Público Estadual, responsável por boa parte dos projetos socais lançados na solenidade, e lembrou a importância da participação da mulher na vida política do país. “Precisamos estimular a participação da mulher. Fui testemunha das dificuldades dos partidos políticos em compor o quadro de suas candidaturas. O TRE pode sim colaborar com o trabalho já desenvolvido e ajudar no processo de conscientização, estimulando a importante participação do gênero na vida política de nossa nação”, comentou o presidente.

Também compuseram a mesa de honra da solenidade a juíza eleitoral Amini Haddad e a desembargadora Maria Helena Póvoas, que representou o Tribunal de Justiça do Estado. A desembargadora Maria Helena Póvoas assumirá a posição de vice-presidente e Corregedora do TRE de Mato Grosso no dia 15 de abril deste ano. As informações são do TRE.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet