Olhar Jurídico

Domingo, 19 de maio de 2024

Notícias | Geral

Mutirão de Conciliação começa dia 12

Começam no dia 12 de março os mutirões temáticos realizados pelo Poder Judiciário de Mato Grosso, por meio do Núcleo Permanente de Métodos Consensuais e Soluções de Conflitos, com o objetivo de dar celeridade aos processos que estão tramitando na Justiça Comum e nos Juizados Especiais. A grande novidade deste ano são as audiências de conciliação envolvendo as companhias aéreas e uma empresa de telefonia.


O primeiro mutirão acontece entre os dias 12 e 14 e será referente a processos envolvendo o Seguro de Danos Pessoais Causados por Veículos Automotores de Vias Terrestres (DPVAT). Ao todo serão analisados 327 processos em trâmite nos Juizados Especiais. O mutirão acontece das 8h às 12h e das 14h às 18h no Fórum Desembargador José Vidal, em Cuiabá.

No mês de abril, nos dias 10 e 11 haverá o segundo mutirão. Dessa vez as audiências de conciliação ocorrerão com a operadora de telefonia OI. Ao todo são 81 processos, como de cobranças irregulares, fraudes em contas, nome incluso indevidamente em serviços de proteção ao crédito, entre outros casos. De 22 a 26 será realizado novo mutirão do DPVAT, envolvendo processos que tramitam na Justiça Comum.

O próximo mutirão, entre 6 e 10 de maio, envolve o banco Bradesco, com audiências de conciliação previstas para 201 processos. A maioria envolve negociação de juros, contratos com problemas, fraudes e nome incluído no Serasa.
Pela primeira vez participando do mutirão estão as companhias aéreas TRIP e Azul, com 186 processos. As audiências ocorrem de 13 a 16 de maio. Já entre os dias 20 e 24 acontecem as conciliações das empresas Avianca e Oceanair, que contabilizam 228 processos.

Em junho, de 3 a 6, as audiências são relativas à Universidade de Cuiabá (Unic). Ao contrário dos demais parceiros, esse mutirão não será relativo a processos, mas sim a pré-processos, ou seja, a universidade procurou o Núcleo de Solução de Conflitos para que a conciliação seja feita com alunos que têm débitos com a instituição de ensino antes mesmo de virar processo.
“Os mutirões podem acontecer de duas maneiras: a Justiça propõe ou então a parte interessada. Além da celeridade, já que tudo é resolvido ali mesmo, tem o fato de ser bom para ambas as partes”, explica o coordenador do Núcleo, juiz Hildebrando da Costa Marques.

Ainda no mês de junho, de 17 a 21, haverá novas audiências relativas ao DPVAT, da Justiça Comum, e entre 24 e 28 o mutirão é para analisar os 254 processos da companhia aérea GOL.
Em agosto, de 19 a 23, a pauta é do DPVAT. Ainda serão agendados mutirões para os meses de setembro, outubro e novembro. Em dezembro haverá audiências de 2 a 11 em relação à Unic.

“Os mutirões são importantes porque facilitam o acesso das partes interessadas, abrem possibilidade de encaminhamento de propostas com autonomia de negociação, além de ser realizado por conciliadores e mediadores capacitados pelo núcleo. Nós exigimos do parceiro que ele traga propostas diferenciadas para fins do mutirão, para que se tenha resolutividade”, argumenta o magistrado, completando que as partes já estão sendo intimadas para participarem dos mutirões.

Balanço feito pelo Núcleo de Solução de Conflitos mostra que em 2012 foram agendadas 6.163 audiências de conciliação e realizadas 3.686, que resultaram em 2.836 acordos, totalizando R$ 16.939.029,74.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
Sitevip Internet