Olhar Jurídico

Domingo, 28 de abril de 2024

Notícias | Administrativo

Sete magistrados assumem varas em Rondonópolis

Os sete juízes promovidos para atuarem na Comarca de Rondonópolis (212km a sul de Cuiabá) participaram da solenidade de entrada em exercício na manhã desta quarta-feira (6 de fevereiro), com a presença do presidente do Tribunal de Justiça de Mato Grosso, desembargador Rubens de Oliveira Santos Filho. O magistrado conduziu a cerimônia realizada no auditório do Tribunal do Júri, que ficou lotado em virtude da maciça presença da população e imprensa local.

“Precisamos destacar que as promoções ocorreram graças ao Concurso Público da Magistratura, que possibilitou o ingresso de 43 novos magistrados que assumiram comarcas que antes sequer tinham tido juízes jurisdicionando de forma efetiva. A Comarca de Rondonópolis terá resultados positivos com essa movimentação e o jurisdicionado será o maior beneficiado, pois com juízes e servidores motivados os resultados são muito melhores”, destacou o presidente em seu pronunciamento, referindo-se à movimentação na carreira de 87 juízes ao longo de sua gestão (2011/2013), que se encerra no próximo dia 28 de fevereiro.

A juíza diretora em substituição da Comarca de Rondonópolis, Maria das Graças Gomes da Costa, ressaltou que os sete novos magistrados somarão esforços por uma melhor prestação jurisdicional. “Passamos por um período difícil e com a chegada desses magistrados teremos condições muito melhores. Por determinado período assumi as funções da Sexta Vara, da Primeira e Segunda de Família e a de Violência Doméstica Contra a Mulher. Houve sobrecarga de trabalho e agora nossa expectativa é muito boa. O jurisdicionado também deve estar alegre como nós estamos”, pontuou a magistrada.

O juiz Wanderlei José dos Reis, que assumiu a Primeira Vara Especializada de Família e Sucessões, ressaltou em seu pronunciamento que os magistrados promovidos são da mesma turma, do ano de 2003, e prometeu dedicação. “A magistratura é um sacerdócio! Sempre me lembro que cada processo significa vidas e que por isso são muito importantes. Prometemos total dedicação e empenho em nossas funções. Queremos dar uma boa resposta à sociedade rondonopolitana”, enfatizou.

O magistrado ainda lembrou que o desembargador Rubens de Oliveira participou da banca do concurso público na oportunidade do ingresso na carreira da magistratura dos juízes ora promovidos. “Desembargador Rubens, o senhor é um verdadeiro gestor, tem feito uma administração ímpar. Foi a gestão que mais valorizou os nossos queridos servidores e resgatou a imagem do Poder Judiciário de Mato Grosso. A sociedade mato-grossense reconhecerá sua administração”, afirmou o magistrado.

O juiz João Thiago Guerra assumiu a Segunda Vara Criminal, que conta com cerca de 1,5 mil processos e outros seis mil procedimentos relativos, como inquéritos criminais. “É com grande responsabilidade que recebo essa incumbência e prometo envidar esforços na busca pela melhor prestação jurisdicional”, asseverou.

Pelo critério de merecimento foram promovidos os seguintes magistrados às varas de Rondonópolis: João Thiago de França Guerra (Segunda Vara Criminal); Túlio Duailibi Alves Souza (Vara Especializada de Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher); Geraldo Fernandes Fidelis Neto (Primeira Vara Criminal) e Cláudia Beatriz Schmidt (Segunda Vara Especializada de Família e Sucessões). Já pelo critério de antiguidade foram promovidos os seguintes juízes: Renata do Carmo Evaristo Parreira (Terceira Vara Criminal); Francisco Rogério Barros (Quarta Vara Criminal) e Wanderlei José dos Reis (Primeira Vara Especializada de Família e Sucessões).

Solenidade - A representante dos servidores da Comarca de Rondonópolis, Jeane Peres, também discursou durante a solenidade. “Queremos agradecer ao empenho da gestão, dizer que os novos juízes eram muito aguardados e registrar outros esforços dessa administração em relação aos servidores, como a implantação do auxílio alimentação e a revisão do Sistema de Desenvolvimento de Carreiras e Remuneração (SDCR). A gestão de vossa excelência é um marco e fonte de respeito entre nós servidores e o Tribunal de Justiça de Mato Grosso”.

Presente ao evento, a desembargadora Maria Aparecida Ribeiro, que jurisdicionou por oito anos na comarca, desses, seis anos como diretora, destacou a necessidade da comarca por mais juízes. “É uma comarca que cresce muito e por isso tem muitas necessidades. Tenho certeza que a vinda destes magistrados fortalecerá mais o Poder Judiciário. Sinto-me feliz”.

A coordenadora do Ministério Público local, promotora de Justiça Ivonete Lopes, também destacou a atual administração do TJMT. “Quero parabenizar o desembargador Rubens, que cumpriu todas suas promessas assumidas em relação à Comarca de Rondonópolis”, salientou.

Também participaram da solenidade o prefeito Percival Santos Muniz, o vereador representante da Câmara Municipal, Rodrigo Lugli da Zaeli, e o advogado Ronaldo Pinto, presidente da Seccional da OAB de Rondonópolis. Ele enfatizou a importância da Justiça Estadual. “É o Judiciário que traz tranquilidade à sociedade. Por isso é tão importante que ele esteja composto. Desejo bom trabalho a todos os magistrados”, concluiu.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
Sitevip Internet