Olhar Jurídico

Sábado, 27 de abril de 2024

Notícias | Civil

UNANIMIDADE

TJ mantém Comper obrigado a pagar ICMS sobre energia elétrica

Foto: Reprodução

TJ mantém Comper obrigado a pagar ICMS sobre energia elétrica
O Tribunal de Justiça (TJMT), por unanimidade, manteve a cobrança integral do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) sobre a energia elétrica da rede de Supermercados Comper, presente em Cuiabá. A rede buscava suspender a cobrança nas fatures de quatro unidades consumidoras.

Leia mais
Zanin homologa acordo que encerra limitação de vagas para mulheres em concursos da PM e do Bombeiros em MT


Em sessão de julgamento ocorrida no último dia 6, os magistrados da Primeira Câmara de Direito Público e Coletivo seguiram o voto do relator, Márcio Vidal, cujo voto ementou que a compensação pretendida pelo Comper não merece prosperar uma vez que a subvenção econômica na base de cálculo do imposto é apenas uma complementação do preço da energia pela União que supre parte do valor destinado ao consumidor de baixa renda.

“Como resultado disso, o valor da operação de venda de energia não é reduzido, mas tão somente deve ser reduzida a fatura ao consumidor, ficando o valor da operação inalterado, razão pela qual a subvenção não pode ser excluída da base de cálculo do ICMS”, votou Vidal. Acórdão ainda pode ser apelado pela rede.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet