Olhar Jurídico

Domingo, 28 de abril de 2024

Notícias | Geral

Trezentos alunos já compareceram ao mutirão da UNIC

Um primeiro balanço parcial mostra que mais de 300 alunos já compareceram ao Mutirão de Conciliação da Universidade de Cuiabá (UNIC) promovido pela instituição em parceria com o Poder Judiciário.

A procura dos atuais e ex-alunos inadimplentes pela regularização dos débitos vem surpreendendo a instituição. “Esta é a primeira conciliação que a gente faz e está sendo uma experiência produtiva, o índice de comparecimento está acima das expectativas”, garantiu o analista financeiro da UNIC, Rondinelli Oliveira.

Conforme o levantamento, em dois dias de atendimento já foram negociados R$725.832 em dívidas e o percentual de acordos fechados atingiu quase 60%. O número mais surpreendente é o índice de pessoas que prometem voltar depois para quitar o saldo devedor. “Noventa e cinco por cento dos alunos não têm o dinheiro na hora e prometem voltar com cheque ou com uma boa entrada para fazer o acerto”, informa Rondinelli.

O atrativo do evento são as facilidades oferecidas pela instituição de ensino. Os descontos em cima dos juros e multas chegam até a 100%. O débito também pode ser dividido em até 12 vezes, sendo uma entrada e mais 11 parcelas. “Há casos em que a gente abre a possibilidade do aluno fazer uma contraproposta”, salienta o analista financeiro.

O público-alvo do mutirão são alunos de variados cursos, que são desistentes ou que só pagaram a matrícula e deixaram as mensalidades acumular e ainda aqueles que vêm quebrando acordos já feitos anteriormente. “A nossa política é incentivar o aluno a usar o 13º salário para sanar essas pendências e entrar o ano sem dívidas”, pontua Rondinelli.

A coordenadora da Central de Conciliação e Mediação Permanente de Primeiro Grau do fórum, juíza Adair Julieta da Silva salienta que este é o primeiro mutirão pré-processual feito na capital. “Isso é ótimo, evita a judicialização e ficam para o Judiciário apenas as questões mais complexas. Ambas as partes ganham, a primeira porque vai limpar o nome e pode voltar a estudar e a segunda porque resgata um débito em menor tempo e com menor custo”, destaca.

A magistrada anuncia que em 2013 a Central vai trabalhar um calendário de mutirões, que serão desenvolvidos o ano inteiro. Ela convida as instituições interessadas na parceria a entrar em contato pelo telefone (65) 3648-6065. “A Central está à disposição. Vale ressaltar que a empresa arca com os custos do evento e nós com o treinamento dos atendentes”, explica.

Já estão na lista a própria UNIC, a Seguradora Líder para pagamentos do DPVAT (Seguro de Danos Pessoais Causados por Veículos Automotores de Via Terrestre) e a Sanecap. Cogita-se a idéia de estender este 1º Mutirão da UNIC, previsto para encerrar na sexta (7 de dezembro), mas tudo vai depender do movimento no local das audiências, no auditório do Fórum Desembargador José Vidal, no Centro Político Administrativo, em Cuiabá.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
Sitevip Internet