Olhar Jurídico

Sábado, 11 de maio de 2024

Notícias | Criminal

MANDATÁRIOS E IMPACTO

Juiz mantém prisão de 'Loirão', suposto membro do CV que tentou sair da cadeia para fazer prova da OAB

Foto: Reprodução

Juiz mantém prisão de 'Loirão', suposto membro do CV que tentou sair da cadeia para fazer prova da OAB
Jean Garcia de Freitas Bezerra, juiz da Sétima Vara Criminal de Cuiabá, manteve prisão preventiva de Filipe Antônio Bruschi, suposto membro do Comando Vermelho conhecido como Loirão, que foi preso no bojo das Operações Mandatário e Impacto, deflagradas pela Polícia Civil e Polícia Federal. No início de fevereiro deste ano, Jean havia negado em desfavor de Filipe pedido de saída temporária da prisão para realização de exame da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB). Ele se passava por advogado mesmo sem nunca ter concluído o curso de direito. 


Leia mais: 
Juiz mantém prisão de membros do CV alvos de operação que bloqueou R$ 10 milhões


Filipe foi alvo em duas megaoperações contra o Comando Vermelho. Deflagrada pela Polícia Federal em janeiro de 2022, a Mandatários desarticulou núcleo contábil do CV, apreendeu veículos e bens avaliados em mais de R$ 1 milhão.

Loirão foi o principal alvo e foi preso com mais de meio milhão de reais em espécie em um imóvel em Várzea Grande. Ele era responsável por recolher semanalmente o dinheiro em bocas de fumo e outras atividades ilícitas. Depois, fazia a contabilidade dos valores e distribuía o lucro entre os líderes do Comando.

Em decisão publicada no diário de justiça desta terça-feira (7), o magistrado vislumbrou presentes os requisitos autorizadores da prisão preventiva e demonstrados o cabimento e necessidade de sua manutenção e, com isso, intimou sua defesa para se manifestar pelo presente indeferimento.

“Impulsiono estes autos com a finalidade de intimar a defesa do requerente decisão que segue:  Não há falar-se em substituição por medidas cautelares diversas, as quais se mostram insuficientes para, no momento, resguardar a ordem pública. Assim, por todo o exposto, indefiro o pleito defensivo e mantenho a prisão preventiva de Filipe Antonio”.

Além disso, referente ao pedido de realização de perícia dos áudios que supostamente ligariam Filipe ao Comando Vermelho, Jean determinou que a POLITEC seja oficiada para, no prazo de dias, realizar a devida confrontação e elaborar relatório técnico que aponte se os áudios acostados na investigação são de fato de Bruschi.

A Operação “Impacto”, deflagrada em 2021 pela Polícia Judiciária Civil de Mato Grosso, cumpriu 25 mandados de prisão contra suspeitos ligados ao Comando Vermelho, organização criminosa envolvida com o tráfico de drogas e outros crimes no Estado. Entre os alvos estavam Sandro da Silva Rabelo, conhecido como "Sandro Louco" e Jonas Souza Gonçalves Junior, conhecido por "Batman". Filipe Bruschi também foi alvo de mandado de prisão na Operação.

No início de fevereiro deste ano, Jean havia negado em desfavor de Filipe pedido de saída temporária da prisão para realização de exame da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB). Filipe se identificava como advogado mesmo sem nunca ter concluído o curso de direito.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet