Olhar Jurídico

Domingo, 28 de abril de 2024

Notícias | Geral

Juíza de Mato Grosso ministra curso na Bahia

A juíza mato-grossense Amini Haddad Campos ministrará o curso Vulnerabilidades Sociais: Gênero e Meio Ambiente na Escola de Magistrados da Bahia (EMAB). A atividade terá duração de 12 horas e será realizada entre os dias 6 e 7 de dezembro para juízes, promotores, defensores, advogados, assessores, policiais militares e acadêmicos de Direito.

Durante o evento a magistrada abordará a temática Vulnerabilidades e Gênero promovendo debate com foco na questão das vulnerabilidades sociais historicamente construídas, passando por aspectos culturais e diferenças de gênero. A ideia é enfocar na necessidade de medidas diferenciadas do apresentado pelos meios de comunicação, que apresentam a mulher como mercadoria, estimulando o turismo sexual e naturalizando o desvalor prescrito ao feminino.

“Sem sombras de dúvida, a Lei 11.340/2006 trouxe visibilidade ao grande mal da violência de gênero”, comenta a magistrada, que apresentará ainda dados importantes da Organização dos Estados Americanos (OEA), Organização das Nações Unidas (ONU) e do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

“Vale ressaltar, ainda, que segundo o Mapa da Violência publicado neste ano pelo Governo Federal, o Brasil é o sétimo colocado no ranking de assassinato de mulheres. Isso nos leva a percepção de que políticas públicas precisam ser sedimentadas com maior efetividade à mudança dessa catástrofe que se mostra mundial. Basta vermos os índices estatísticos dos demais países”, comenta.

Além da temática de gênero apresentada pela magistrada, o promotor de Justiça Joelson de Campos Maciel abordará as relações de trabalho e a sociedade.

Currículos - Amini Haddad Campos é juíza de Direito em Mato Grosso. Mestre em Direito Constitucional pela PUC (RJ) com doutorado em Direitos Humanos, especialização em Direito Civil, Processo Civil, Direito Penal, Processo Penal, Direito Administrativo e Tributário. Atua como diretora de pesquisa e professora na Faculdade de Direito da UFMT e professora de Direitos Humanos na Escola Superior da Magistratura (MT).

Joelson de Campos Maciel é promotor de justiça, mestre em Direito Agro-ambiental e meio ambiente do Trabalho pela UFMT e especialista em Direito Público pela FESMP-MT. Também atua como professor de Filosofia na FESMP-MT e professor orientador de cursos de pós-graduação na mesma instituição.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
Sitevip Internet